Atualmente, uma das métricas mais desejadas pelas marcas é o engajamento digital, caracterizado pelas interações e presença constante dos seguidores.
Curtidas, compartilhamentos, comentários, marcações de amigos e até mesmo a criação de conteúdos recomendando a marca são exemplos do famoso engajamento, caracterizado por interações que a audiência faz em conteúdos da marca.
O engajamento, além de ser um sinal de que os conteúdos da sua empresa estão agradando às pessoas, também deixa claro que quanto mais os seus seguidores estiverem ativos, mais visibilidade, credibilidade e lucros a sua empresa terá.
No entanto, como você deve estar pensando agora, é relativamente desafiante ter o mesmo nível de engajamento em todos os posts e manter a marca no topo, mesmo em dias com menos movimentação nas redes.
Além disso, não podemos esquecer da cobrança dos clientes da agência que querem entender porque o engajamento deles não é constante, o que nem sempre possui uma explicação simples a ser dada.
Apesar dessa situação ser difícil, existem alguns caminhos para tornar o engajamento digital mais alto e consequentemente trazer melhores resultados para a presença digital de variadas marcas.
Entenda aqui como manter o engajamento e perceba que não é tão complicado quanto pode parecer para algumas pessoas. Continue a leitura e surpreenda-se.
Como manter o engajamento digital dos clientes?
Muito mais que uma métrica, o engajamento digital é um grande indicador que os posts da marca são atrativos a ponto de encorajar a audiência a realizar ações variadas, como os cliques, compartilhamentos, comentários e menções.
Veja a seguir o que mantém o engajamento das redes como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter e de que forma fazer isso.
Criando conteúdo de valor
Um dos pontos mais importantes para gerar engajamento é a qualidade do conteúdo que a marca irá divulgar nas redes sociais. Um post cheio de texto, maçante, com design antiquado e que não cause qualquer interesse no leitor, não irá trazer bons resultados.
Aqui, a dica é se atentar aos formatos e design que estão em alta, bem como estudar o tom de voz adequado e testar o uso de emojis, hashtags e legendas mais curtas.
Ah, não podemos esquecer dos memes, desafios, brincadeiras e concursos culturais, que podem ser fundamentais para bombar nas redes sociais.
Mantendo interações
Apesar do conteúdo de valor ser um grande responsável por manter o engajamento digital, os seus seguidores não gostam de interagir sozinhos! Por isso, sempre esteja atento a novos comentários e demais pontos de contato da audiência com a marca.
Desde um simples comentário de emoji até uma recomendação aos amigos merecem atenção e, claro, bastante criatividade para criar respostas que incentivam os outros usuários a interagirem também.
Criando boas CTAs
Para completar o tripé do sucesso, as CTAs, ou call to action, como também são chamadas, são caracterizadas por frases curtas e que incentivam os usuários a tomarem determinada decisão.
Inclusive, as CTAs não precisam ser usadas apenas em posts comerciais, mas também naqueles que você quer maior engajamento.
Alguns exemplos de chamadas a serem usadas são “Comente agora!”, “Marque um amigo que precisa ver essa dica”, “Comente o emoji que melhor representa você agora” e dentre outras.
Às vezes, um “empurrãozinho” da CTA pode ser suficiente para aumentar o engajamento! E aí, pronto para testar? Aproveite e leia também sobre os impactos da falta de posicionamento digital.
2 Comentários