Provavelmente, você já deve ter percebido que a união do marketing com a tecnologia, conhecida por martech, é uma parceria das boas, tanto pela rapidez quanto pelas facilidades.
Com o surgimento da internet e as suas ferramentas, como as redes sociais, automações, softwares integrados e até mesmo os robôs que captam informações a cada segundo, foi quase que inevitável unir os dois mundos.
Não é novidade que a tecnologia e as suas inovações, como o Wi-Fi e o 5G, por exemplo, já fazem uma grande mudança na realidade de pessoas e empresas, já que muita gente trabalha de casa e tarefas manuais já não precisam mais ser assim.
Muito mais do que um luxo, como algumas pessoas podem dizer, as facilidades promovidas pela tecnologia ajudam até mesmo a salvar vidas, como no caso da telemedicina, babás eletrônicas, sites que auxiliam na denúncia de violência doméstica e muito mais.
Ah, mas e o marketing? Ele é a principal ponte entre as pessoas e empresas, não só trazendo apelo comercial, mas informando, comunicando e criando relacionamentos de qualidade.
Por que não unir o melhor dos dois mundos? Entenda quais ferramentas são caracterizadas como martech, o que elas fazem e, claro, os benefícios de entrar de cabeça nessa nova realidade. Continue a leitura e surpreenda-se.
O que é uma ferramenta martech e suas principais características?
Como você deve imaginar, uma ferramenta martech é aquela que une os benefícios da tecnologia com as necessidades do marketing, trazendo facilidades para gestão de processos, mensuração de dados, resultados e na captação de insights.
Veja a seguir alguns exemplos de martechs e perceba que provavelmente você já teve contato com alguma ou mais delas.
Gestão de processos
Quando falamos na gestão de processos, queremos dizer que muitas tarefas que antes eram feitas 100% manualmente, agora poderão ter uma ajudinha das máquinas, o que não só economiza tempo, como enriquece muitos processos.
Desde fazer um post nas redes sociais até otimizar um texto de blog dos grandes é um processo que, por sua vez, demanda determinadas ações e ordem para ocorrer.
Se você pode contar com uma ferramenta de automação que agenda posts de forma programada ou até mesmo um algoritmo que verifica o SEO do texto, por que não adotar?
Eficiência na mensuração de dados e resultados
Além de tornar as atividades mais simples e muitas vezes automatizadas, uma ferramenta de martech também pode enriquecer processos humanos, como a escrita, a definição de público-alvo, a criação de um vídeo e muito mais.
Como ela faz isso? Simples, com a mensuração de dados, cruzamento de informações e também com a disponibilização intuitiva dessas informações, que permite um estudo mais detalhado.
Além disso, esse tipo de solução também permite análises de períodos específicos, comparação com concorrentes e até mesmo com o mercado de atuação em si, trazendo insights mais do que valiosos.
Quais as principais vantagens de investir nas martechs?
Se você gosta de rapidez e facilidade para fazer os processos burocráticos, bem como possuir uma automação que pode desde agendar posts até enviar milhares de e-mails com um clique, contar com as martechs será uma boa pedida.
Além disso, não podemos esquecer do principal: a qualidade do trabalho e os benefícios para os seus clientes.
Quem não quer ser tratado com personalização, assertividade, rapidez e inteligência?
Campanhas mais eficientes e clientes mais satisfeitos
Se podemos analisar os dados, melhorar o que está mediano e entender melhor os usuários, a tendência é que os resultados irão crescer com o tempo e consequentemente a alegria dos clientes também.
Consideradas verdadeiras parceiras dos mais variados setores de uma agência, como o marketing, pré-vendas, vendas, mídia e até mesmo no financeiro, essas ferramentas vieram para ficar.
Agora fica o questionamento: a sua agência está preparada para essa novidade? Nós achamos que sim.
Por falar nisso, que tal se aprofundar nesse tema? Fique por aqui e leia também sobre as principais métricas do marketing digital.
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