Desde o início da vida profissional, fica evidente como o ambiente de trabalho pode influenciar e causar impactos na produtividade.
Seja nas universidades, por meio de pesquisas, como nas próprias organizações, através de questionários e conversas com os funcionários, busca-se cada vez mais entender como criar um local agradável para se trabalhar.
Para entender sobre esse tema e explicar como melhorar o ambiente de trabalho, trouxemos algumas dicas que podem facilitar este processo em busca de mais qualidade de vida para os colaboradores. Confira.
Por que é tão importante proporcionar um ambiente de trabalho descontraído?
Pense em uma orquestra, nela estão presentes diversos músicos e vários instrumentos, para que o resultado seja uma linda sinfonia, é necessário que todos toquem em harmonia, caso contrário os músicos tocarão fora do ritmo correto.
Podemos usar essa metáfora no ambiente de trabalho. É importante que todos os funcionários estejam tranquilos, trabalhem sem pressão, pois assim conseguirão cumprir suas tarefas sem obstáculos.
Quando pensamos em profissionais que atuam na área de marketing digital, isso é ainda mais importante, afinal de contas são funções que exigem criatividade e ela pode ficar prejudicada em situações de estresse, então o bem-estar nas agências é indispensável!
Outra situação recorrente, principalmente quando pensamos em produtividade, é o esgotamento profissional, a famosa Síndrome de Burnout. As empresas que se preocupam em manter um clima descontraído e saudável ajudam a prevenir essa síndrome.
Como fazer isso?
Promover um bom ambiente de trabalho está relacionado há vários fatores, a seguir falaremos um pouco sobre alguns deles.
Começando pela chefia, é importante saber gerir a equipe e, ao mesmo tempo, ter uma liderança humanizada. Os colaboradores se sentirão mais incluídos e consequentemente mais colaborativos.
Fortaleça os laços internos
Foi-se o tempo em que o trabalho era apenas um ofício necessário para conseguir sustentar a família, afinal de contas, a maioria das pessoas passa mais tempo nas empresas do que em casa.
Portanto, é natural criar vínculos e fazer amizades com os colegas de trabalho. É importante que a empresa entenda que essas conexões são positivas, então é uma excelente ideia fortalecer esses laços internos. Estar perto de amigos é um facilitador no dia a dia do trabalho.
Disponha de feedbacks
Uma boa comunicação é extremamente importante no ambiente de trabalho, isso não é nenhuma novidade.
No entanto, um tipo de comunicação que às vezes acaba sendo deixada de lado por causa da falta de tempo é o feedback.
Eles são importantes para elogiar, comunicar desempenhos, fazer sugestões e dentre outros. É essencial que os colaboradores saibam o que se espera deles, o que precisam melhorar e outros detalhes que podem ser facilmente sinalizados através de um bom feedback.
Promova eventos online
Após a pandemia do Covid-19, as empresas de todo o mundo se viram obrigadas a encontrar alternativas para tentar manter as coisas funcionando de um jeito ou outro.
Foi assim que as chamadas de vídeo e o home office passaram a fazer parte da rotina de trabalho. Esse novo modelo online acabou chegando para ficar, já que muitas organizações notaram um aumento de produtividade com os funcionários no conforto de casa.
Pensando nisso, os eventos online são excelentes, já que conseguem unir a vida profissional ao ambiente familiar. Além disso, eles também permitem a realização de encontros mesmo com distâncias geográficas.
Recompense os esforços da equipe
Um detalhe fundamental, que não pode ser esquecido para quem quer melhorar o ambiente de trabalho, é sempre valorizar a equipe.
Do mesmo modo que às vezes é preciso indicar os erros para corrigi-los, também é essencial recompensar as conquistas e os esforços de todos, afinal de contas, é ótimo receber elogios, não é mesmo?
Faça essas mudanças na sua agência, com certeza elas trarão resultados positivos e bem-estar para todos!
Quer saber também como melhorar a gestão de redes sociais? É só clicar no link. E lembre-se, você pode sempre contar com a Luup!.
Um comentário