O endomarketing tem como objetivo fazer com que os colaboradores se engajem no processo de conquista do sucesso da agência.
Conhecido como marketing interno, ele visa melhorar a imagem da empresa junto de seus colaboradores.
Isso ajuda a criação um espaço corporativo mais agradável, produtivo e eficiente, reduz a rotatividade, gera mais qualidade dos serviços prestados e aumenta os resultados.
Quer saber como aplicá-lo na sua agência? Confira nosso post.
5 dicas práticas para aplicar endomarketing
O endomarketing pode ser trabalhado de forma a oferecer conhecimento e proporcionar envolvimento em relação à visão, missão e valores da empresa.
Por outro lado, é uma forma que os gestores podem usar para:
- cuidar,
- motivar,
- promover mais satisfação nos colaboradores.
Essas estratégias podem ser aplicadas de forma simples e acessíveis que irão gerar resultados de forma rápida e eficiente para todos.
Algumas dicas para isso são:
Melhore a comunicação interna
Uma das estratégias de endomarketing da Fiat, empresa automobilística italiana, é a constante melhoria da sua comunicação interna.
Nesse sentido, todos os colaboradores têm fácil acesso para falar com a chefia.
O sistema de comunicação facilita a aproximação e deixa bem claro que dentro da estrutura organizacional todos têm importante papel a desenvolver.
Por isso, siga essa dica: melhore todo o esquema de comunicação interna da sua agência facilitando a integração entre todos, colaboradores e chefias.
Motive sua equipe
Motivar a equipe é fundamental para ter colaboradores felizes e um ambiente adequado.
Algumas ações simples para isso são:
- promover e fortalecer o trabalho em equipe,
- investir em treinamentos,
- estabelecer metas,
- criar desafios,
- proporcionar flexibilidade nos horários,
- ofertar bonificações,
- celebrar conquistas.
Nada melhor do que se inspirar em grandes marcas e mais uma vez usamos o exemplo da Fiat que para motivar seus funcionários oferece teste drive e promove festas de 15 anos e bodas de casamentos.
Promova a integração da equipe
O endomarketing também pode ser usado para promover a integração da equipe.
Você pode utilizá-lo para oferecer oportunidades de comemorações internas que podem ser realizadas dentro ou fora do local de trabalho, durante ou após o expediente.
Cursos, palestras e outros eventos, além de serem motivacionais, também possibilitam a integração entre os membros.
Outra dica é promover integrações para otimizar os resultados.
Um bom exemplo disso foi a estratégia utilizada pela We Do Logos, a maior plataforma de design gráfico da América Latina, que desejava aumentar sua receita, mas constatou que sua equipe estava desmotivada.
Estrategicamente, a empresa possibilitou a integração dos vendedores em um canal do Slack, uma ferramenta de comunicação interna.
Nela, eles acompanham em tempo real as informações em relação aos pagamentos das suas vendas.
Essa integração criou motivação e melhorias no processo de tomadas de decisões, levando-os a atingirem suas metas estabelecidas e aumentando o resultado da empresa.
Elogie e dê feedback
O feedback é uma das mais importantes ações de endomarketing para uma agência e, nesse sentido, as avaliações de desempenho têm grande importância.
O ideal é possibilitar um feedback aberto, ou seja, você elogia e faz as críticas necessárias buscando melhorar o que precisa de ajustes, mas também se coloca no lugar de ouvinte para que, de fato, o seu colaborador consiga se sentir pertencente à equipe.
Faça pesquisas de satisfação
Da mesma forma que elas são fundamentais para o seu cliente, as pesquisas de satisfação precisam ser realizadas com todos os membros da agência.
É importante que, além de realizá-la, o gestor valorize e considere as sugestões indicadas por todos os colaboradores.
Isso promove o engajamento, proporciona a sensação de pertencimento e faz aumentar o empenho de todos para levar a empresa ao sucesso.
Agora que você conferiu como aplicar o endomarketing na sua agência, que tal seguir a Luup! no Instagram para mais dicas exclusivas?