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As pessoas criativas normalmente são bastantes resistentes e possuem alguma dificuldade em aceitar opiniões e críticas. Gerenciar conflitos faz parte das atribuições dos gestores de uma agência, que precisam saber lidar com essa situação.

É importante saber que essas questões internas ocorrem, normalmente, em função da incompatibilidade de entendimento a respeito de alguma ação ou pela forma que alguma tarefa foi realizada.

O objetivo dos envolvidos nos mais diversos processos de uma agência de marketing é o de acertar e fazer o melhor, segundo o entendimento de cada profissional, visando atender bem o cliente e suas necessidades.

Afinal de contas, as pessoas são diferentes e possuem opiniões próprias a respeito dos mais diversos assuntos, o que é natural e permite a entrega de trabalhos diferenciados e de alta qualidade.

No entanto, com essas opiniões contrárias, muitas vezes surgem desentendimentos, quando o empreendedor precisa saber como gerenciar conflitos, evitando inimizades e antipatias que podem prejudicar a operação e os negócios.

Como gerenciar conflitos dentro da agência?

Para gerenciar conflitos dentro da agência, a gestão precisa tomar algumas medidas e ações que acalmem os ânimos e transformem discussões em debates de qualidade, que resultem em bons resultados para o empreendimento. Vamos a elas:

Tenha uma comunicação aberta e direta

A comunicação é o melhor caminho para gerenciar conflitos, pois possibilita que as pessoas possam compreender os objetivos a serem atingidos e expressar os seus pensamentos a respeito dos diversos assuntos.

Possibilitar a abertura para a comunicação evita que desentendimentos ocorram, uma vez que antes do problema tomar porte, ele pode ser resolvido, geralmente, através de pequenos ajustes e esclarecimentos que não foram entendidos pela equipe.

Entenda a fundo a questão

Quando o atrito envolve duas ou mais pessoas do grupo de colaboradores, é muito importante que os interessados sejam ouvidos, para que a questão seja avaliada.

Portanto, é importante uma conversa individual com os envolvidos, para após uma análise a respeito do problema, reuni-los e buscar uma solução que ofereça resolução para a situação e mudanças de procedimentos para que a questão não se repita.

Seja paciente e escute a equipe

O líder de uma agência precisa agir sempre com paciência e escutar o seu time.

Muitas vezes, detalhes que aparentam ser sem importância, podem causar danos aos negócios, prejudicando a operação, tais como:

  • perda de profissionais competentes,
  • erros no desenvolvimento das tarefas,
  • entrega de produtos em desacordo com o solicitado.

Ouvir e avaliar os comentários podem evitar uma série de transtornos, portanto, mantenha as portas de sua sala aberta para receber os profissionais e avaliar as opiniões.

Incentive a comunicação interna

Como já mencionado, a comunicação é fundamental para a resolução dos problemas, mas, muito além de apresentar os objetivos da agência, é importante incentivar que os colaboradores busquem soluções através do diálogo e entendimento.

Facilite e oportunize um espaço para que eles possam se reunir e buscar soluções internas para gerenciar as divergências.

Aprenda com os conflitos

Os conflitos podem deixar grandes lições, uma vez que problemas são evitados e situações devem ser corrigidas, contribuindo de forma efetiva para a gestão do empreendimento.

Os debates e opiniões divergentes a respeito dos mais diversos assuntos de uma agência precisam ser avaliados e respeitados, pois o aprendizado com relação a essas situações auxilia no crescimento e profissionalismo da empresa.

Agora que você já sabe como gerenciar conflitos, siga a Luup! no Instagram para obter mais dicas exclusivas para sua agência de marketing!