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Campanhas de marketing criativas mexem com a emoção e chamam a atenção do público independentemente do canal utilizado para suas publicações. 

Vivemos em um mundo dinâmico, digital e interligado. 

Hoje, o marketing não consiste apenas em elaborar estratégias para mostrar e vender produtos ou serviços dos clientes.

Atualmente, campanhas bem sucedidas têm o papel de: 

  • educar o público,
  • transformar valores,
  • promover a inclusão social,
  • ajudar na construção de um mundo melhor. 

Neste post vamos conferir 6 marcas que mexeram com a emoção e atraíram a atenção do público em suas campanhas como forma de inspiração para o nosso trabalho. 

Quais marcas são conhecidas por fazerem campanhas de marketing criativas?

Elaborar campanhas de marketing criativas não significa necessariamente que algo novo precise ser criado. 

A criatividade pode surgir a partir de instrumentos que nos sirvam de inspiração, e nada melhor que se basear nas grandes marcas para novas ideias.   

Por isso, inove e melhore as campanhas e o desempenho da sua agência conferindo algumas campanhas incríveis para se inspirar. 

Heineken

O vídeo chamado Worlds Apart (Mundos Separados, em tradução livre) faz parte da campanha da Heineken que recebeu o nome Open Your World (Abra Seu Mundo), ou seja, é outro exemplo de genialidade. 

A campanha tem como objetivo incentivar pessoas que pensam completamente diferentes uma da outra a se sentarem para tomar uma cerveja sem discussões e violências.

O vídeo foi considerado como um grande experimento social e viralizou.

Coca-Cola

A Coca-Cola mostrou a importância do endomarketing em uma campanha realizada no escritório da filial do Rio de Janeiro. 

Por muito tempo se utilizou a frase “Essa Coca é Fanta” de forma pejorativa para se referir às pessoas homossexuais. 

Há 3 anos a marca resolveu distribuir latas de Coca-Cola com Fanta dentro com a seguinte frase: Essa Coca é Fanta, e daí?”. 

Daí que os funcionários compartilharam a ideia por meio de suas redes sociais e a ação viralizou. O sucesso da ideia foi tanto que seus idealizadores foram premiados em Cannes. 

Nike

Campanhas de marketing criativas podem servir de incentivo a uma classe e até mesmo a toda uma nação.

Na copa de 2018, a Nike reacendeu a esperança do povo brasileiro mostrando o valor e raça do nosso futebol, que estava desacreditado depois da inesquecível derrota de 7 x 1 para a Alemanha, em 2014.

Vale a pena conferir o vídeo da campanha, que foi chamada de Brasileiragem

Skol

O marketing tem o importante papel de educar e ajudar a construir novos valores. 

Essa foi a proposta da Skol no carnaval de 2017. 

Por muito tempo, a marca usou imagem feminina em campanhas de conteúdo machista, o que contribuía para o assédio. 

Com o slogan “isso não nos representa mais“, a marca passou a educar o público mostrando uma nova forma de enxergar as mulheres.  

Dove 

Dove Real Beauty (Dove beleza real) é uma das mais interessantes campanhas de marketing criativas para se inspirar e para promover o autoconhecimento e autovalorização. 

Para realizar o vídeo, foram convidadas algumas mulheres e um ilustrador. 

Era solicitado a mulher que ela se autodescrevesse para que um ilustrador, que não a via, pudesse desenhá-la baseado nas informações dadas por ela. 

Depois era solicitado a uma pessoa desconhecida para descrevê-la ao ilustrador e um novo desenho era feito. 

No final, a imagem relatada pela pessoa desconhecida sempre era a mais bonita. 

Tigre

Humor, leveza e inteligência são marcas registradas da Tigre.

Pra que arriscar? Use Tigre” é um exemplo desse humor inteligente que conscientiza o público que é preciso investir em produtos confiáveis, seguros e de qualidade. 

Agora que você conferiu algumas campanhas de marketing criativas, qual você mais gostou?