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A utilização do e-mail marketing nem sempre é realizada da melhor maneira possível, o que faz com que algumas oportunidades sejam perdidas. 

Talvez isso aconteça devido a um mito popular de que nem todas as pessoas costumam checar seus e-mails com frequência. 

O fato é que o e-mail marketing é uma ferramenta que pode ser aplicada para várias situações e possui um potencial que precisa ser muito mais explorado. Por isso, hoje falaremos sobre ele e como utilizá-lo para melhorar o relacionamento com os clientes da sua agência. 

Como usar e-mail marketing para fortalecer a relação com os clientes?

Um fator importante para que o e-mail marketing seja utilizado com mais força é melhorar a reputação dele, afinal de contas, não adianta nada fazer toda uma produção de conteúdo exclusiva para e-mail se ele for tratado como spam, não é mesmo? 

Utilizar o e-mail é interessante justamente porque ele possibilita diferentes tipos de conteúdos, desde algo mais sério e informativo até algo com um tom mais pessoal.

Uma boa dica para fortalecer o vínculo com seus clientes é ter um calendário de envios com diversos tipos de e-mails, só não pode exagerar na quantidade. 

Como este tipo de comunicação também pode ser mais leve, é possível criar títulos descontraídos para chamar a atenção e não se esqueça de deixar a comunicação mais personalizada.

Abaixo separamos quatro tipos de e-mail marketing que podem ser muito úteis. 

Dê dicas 

Criar e-mails informativos com dicas para seus clientes pode ser uma das formas de deixá-los ansiosos por um e-mail da sua agência. 

Aproveitando a popularização das newsletters, você pode elaborar algo neste estilo, conteúdos úteis e práticos e enviar com alguma frequência pré-definida. 

Planeje textos educativos com dicas para seus clientes melhorarem seus resultados, eles com certeza irão gostar! 

Traga conteúdos interessantes 

Aproveite este contato para fidelizar os clientes. No entanto, para isso não é necessário se restringir apenas aos negócios.

Elabore um tipo de conteúdo mais diversificado, pode incluir notícias da região, dicas de cultura e até mesmo futebol.

Você pode anexar pequenos textos desta seção junto com um texto mais sério, como o de dicas, ou criar algo separado, com uma edição especial para o último final de semana do mês, por exemplo. 

Divulgue seus conteúdos

Pode ser desde lembretes de novos conteúdos postados até mesmo envio de e-books. O importante é utilizar o e-mail para divulgar os seus conteúdos. 

Lembre-se também de divulgar todas as redes sociais, páginas online e os trabalhos realizados pela sua agência. 

Faça pesquisas 

Para melhorar cada vez mais, é importante sempre realizar pesquisas de satisfação e pedir feedbacks. Utilize o e-mail para isso também! 

Seu cliente ficará feliz em perceber este cuidado e atenção e você ainda terá a oportunidade de saber quais são as coisas que podem ser aprimoradas. 

Estas foram só algumas das tantas possibilidades que o e-mail marketing proporciona. Estas estratégias podem se adaptar para atender às necessidades de cada empresa. 

Não podemos deixar de comentar que muitos desses usos também podem fazer parte das estratégias de marketing dos seus clientes, lembre-os disso e aproveite para oferecer este serviço. 

Se você quer explorar ainda mais as potencialidades do uso do e-mail, conte com a Luup! para a produção dos e-mails para a agência e para seus clientes!