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Quem trabalha com a produção de conteúdo para redes sociais sabe que encontrar bons temas para textos é uma tarefa desafiadora.

Esse é o ponto de partida do processo criativo e nem sempre a inspiração está nas alturas para encontrar um assunto interessante e digno de ser abordado nas redes de um cliente.

Por isso, para evitar o famoso bloqueio criativo, é preciso ter alguns formatos e orientações na manga, o que ajuda a contornar essas dificuldades e continuar encontrando formas de produzir conteúdos relevantes para a internet.

Continue a leitura e confira algumas dicas valiosas de como escolher temas para textos!

Afinal, como escolher temas para textos de redes sociais? 

A escolha dos temas para textos depende de vários fatores, que estão muito presentes na rotina de quem trabalha com marketing de conteúdo.

O perfil do público-alvo, as redes sociais nas quais eles serão publicados, os assuntos mais comentados no momento e muitos outros pontos estão em jogo na hora de decidir o que será abordado no conteúdo produzido.

Assim, esses elementos são um bom ponto de partida, mas nem sempre são o suficiente para definir temas para textos que sejam específicos o suficiente para dar início ao processo criativo.

Uma dica que pode ajudar nessa etapa da produção é utilizar ferramentas que dão bons insights a esse respeito, como é o caso do Answer The Public, que mostra termos e frases relacionadas às buscas por determinados temas.

Embora seja mais usada para estruturar posts para blogs, já que ajuda a definir as palavras-chave do texto, essa especificação do assunto abordado também pode ser de grande ajuda na hora de produzir uma publicação para as redes sociais.

Além disso, lembre-se de evitar alguns erros comuns, como copiar conteúdos de terceiros na íntegra ou não estruturar seus textos antes de produzi-los.

Dicas de temas para textos

Além da dificuldade de escolher um assunto, alguns dos obstáculos envolvidos na definição de temas para textos também estão relacionados à sua estruturação.

Depois de entender quais assuntos podem dar origem aos seus conteúdos, você também pode optar pelos formatos a seguir:

Tutoriais

Os tutoriais são textos com um teor bastante informativo, já que servem, justamente, para ensinar seu público a realizar algum processo.

Como se trata de um conteúdo para as redes sociais, você pode optar por detalhar esses processos no texto da legenda e resumi-los através de imagens, no Instagram, formando um post em carrossel.

Também é possível criar vídeos curtos para trazer esse passo a passo de determinado processo.

Dicas

Estruturar os conteúdos a partir de dicas também é um ótimo jeito de encontrar temas para textos, já que basta se perguntar qual problema seu público pode estar enfrentando e quais informações podem ajudá-lo a solucionar essa questão.

Essa também é uma maneira interessante de criar credibilidade e ganhar certa autoridade, já que se trata de compartilhar conhecimentos que você possui para ajudar o leitor a enfrentar desafios relevantes para ele.

Seja para dizer o que deve ser feito ou o que não fazer, esse é um bom caminho para começar o processo de criação.

Tendências

Por fim, nada como aproveitar um assunto que já está em alta para levar informações ao seu público.

Recentemente, por exemplo, a inteligência artificial tem sido um tema bastante abordado, por conta da criação de novas tecnologias e também pela recente popularização de ferramentas como o ChatGPT.

Assim, várias marcas têm apostado em conteúdos que relacionam o assunto ao seu segmento, o que ajuda a instigar o leitor.

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