Novas necessidades do mercado exigem criatividade e evolução constante, principalmente em agências de comunicação, que na maior parte do tempo lidam com clientes com diferentes metas, prazos e exigências. Que tal usar o design thinking para ajudar?
Criado exatamente para atender essa dor de ter inovação e evolução, esse conceito é uma forma de sair do convencional e trazer soluções nunca antes pensadas ou colocadas em prática.
Do que se trata design thinking? Iremos falar sobre isso e muito mais nesse post. Fique ligado!
O que é design thinking?
Design thinking é uma forma de pensar com foco na resolução de problemas e busca por soluções variadas na agência ou qualquer outra empresa que trabalhe com criação e inovação.
Usando dos conhecimentos e capacidades de diferentes colaboradores, a estratégia tem como foco as pessoas e em trazer respostas que sejam únicas, rentáveis e facilmente aplicáveis, com o planejamento adequado.
Não se trata de uma metodologia específica, mas, sim, uma forma de abordar os projetos e ideias.
Como aplicar o design thinking na minha agência?
Para aplicar essa nova visão dentro da sua agência, é importante seguir 5 passos, que envolvem:
Aumentar a empatia: como o foco do design thinking são as pessoas, a equipe precisa trabalhar a forma de enxergar o cliente e suas dores, desejos e necessidades.
Definir o desafio: aqui a equipe irá coletar todos os dados necessários para entender exatamente o problema e defini-lo assertivamente.
Idealização: agora que você já sabe o que deve ser resolvido, comece a trabalhar nas ideias para solucionar os problemas. Nessa fase, é essencial que todos os insights sejam recebidos de forma gentil e sem julgamentos, para os melhores serem peneirados.
Criar protótipo: as ideias do tópico anterior irão virar produtos ou soluções, que precisam tomar forma, por isso, materialize em forma de protótipo, que não necessariamente é o produto final, mas uma ideia de como ele será.
Isso não quer dizer que sua agência precisa criar um software ou algo assim. Tome os insights como base para melhorar os processos, esse pode ser o seu protótipo.
Testar: depois de criar um protótipo, avalie se era exatamente aquilo que esperava e crie a versão final, que passará por testes para avaliar sua eficácia.
Novamente no contexto de agência, essa etapa é a validação de um novo processo ou de algo que foi criado para o seu cliente.
Quais ferramentas podem ajudar no sucesso da abordagem?
Para ajudar a sua agência a tomar as decisões certas e seguir os cinco passos descritos acima de forma tranquila e sem percalços, utilize das seguintes ferramentas.
Brainstorming
A famosa “chuva de ideias” pode ajudar e muito no processo de design thinking, já que se trata de uma reunião dos envolvidos no projeto.
Nessa reunião, geralmente os participantes trocam uma grande quantidade de ideias e compartilham conhecimentos com a roda.
Neste momento, não existe ideia ruim.
Todas serão anotadas e depois as que tiverem melhor aproveitamento serão usadas.
Por isso, é importante que a equipe não tenha vergonha de participar e os demais presentes não ignorem ou debochem.
Mapa mental
O mapa mental é uma forma visual de entender os pensamentos do outro ou os seus.
Em uma página em branco ou algum software próprio para isso, geralmente se escreve o problema a ser resolvido e o responsável pode fazer desenhos, puxar flechas com insights e, até mesmo, fazer pequenos desenhos.
Existem pessoas que possuem mais facilidade no papel do que em uma reunião de brainstorming, por exemplo.
MVP
MVP é uma sigla que significa Produto Viável Mínimo e geralmente é usada na fase de prototipagem de um novo software.
Mas essa ideia pode ser adaptada para as agências.
Isso porque envolve representar da forma mais simples e enxuta possível a solução, economizando tempo e recursos.
O importante é mostrar o funcionamento e a proposta.
A ideia do MVP é criar algo muito simples que possa ser rapidamente testado e adequado se necessário.
Se aprovado, posteriormente será criado de forma completa.
Agora que você já sabe o que é design thinking, que tal usar essa forma de agir com sua equipe?
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