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Saber lidar com clientes difíceis é fundamental em qualquer área de atuação.

Sempre vai existir uma pessoa mais exigente ou que vai gerar conflito com o menor dos detalhes.

É necessário estar preparado para isso e saber lidar da melhor forma possível, afinal, a reputação da sua agência pode estar em risco.

Para isso, reunimos algumas dicas valiosas para lidar com clientes difíceis. Quer saber mais? Então confira o que preparamos para você!

Cuidados após a venda

Após realizar uma venda, é necessário tomar alguns cuidados para evitar possíveis problemas no futuro.

Quando falamos em lidar com clientes difíceis, esses cuidados precisam ser ainda maiores.

Algumas dicas são:

Crie um contrato detalhado

Se for o caso de fazer um contrato, faça da forma mais minuciosa possível.

Inclua cada detalhe que foi acordado, prazo, conteúdo, quantidade, assim como os direitos e obrigações de cada parte.

Ter tudo isso documentado é uma forma de se prevenir caso a situação se complique no futuro ou o cliente cobre por coisas adicionais que não foram acordadas.

Cumpra as regras definidas

Tendo um contrato bem detalhado, cabe a você cumprir o que foi acordado. 

É aquela velha história de “o combinado não sai caro”.

Você estando em dia com suas obrigações, não há motivos para o cliente se frustrar ou causar problemas.

Melhores práticas para lidar com clientes difíceis!

Lidar com clientes difíceis nunca é uma tarefa simples, mas existem algumas coisas que podem ser feitas para amenizar esse transtorno e deixar as coisas mais leves.

Tenha uma comunicação franca com o cliente

Esqueça o papo de que o cliente sempre tem razão.

Você não deve passar por cima dos valores da empresa (ou dos seus) para satisfazer um capricho do cliente. Contudo, é necessário que você tenha jogo de cintura.

Para lidar com clientes difíceis é fundamental estabelecer uma comunicação franca e mostrar os motivos pelos quais você está agindo daquela forma.

Seja sempre sincero sobre os acontecimentos, principalmente se tiver ocorrido um erro por parte da agência, mas não deixe que o cliente use isso para conseguir tudo o que quiser. 

Aprenda a dizer não para o cliente sem gerar desconforto e, caso as situações não se resolvam, preze sempre pela cultura do seu negócio.

Opte pelo atendimento humanizado

Quantas vezes você já precisou resolver algo e ficou minutos (que pareciam eternos) interagindo com um menu automático?

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é comum que a maioria das empresas invista cada vez mais na automatização

Contudo, a tecnologia deve ser usada de modo a acrescentar, não substituir. 

Mostrar para seu cliente que ele não é apenas mais um número é um passo muito importante para conseguir uma boa relação.

Tenha empatia e muita paciência

A empatia é a chave para qualquer relacionamento na vida, seja ele pessoal, profissional ou amoroso.

É preciso que você se coloque no lugar do outro para tentar compreender as situações pelas quais ele está passando.

Pense no que você faria e como se sentiria se estivesse no lugar daquele cliente.

Certamente isso vai te ajudar a agir de uma maneira mais positiva e ter mais paciência para lidar com a situação.

Certamente você já teve que lidar com clientes difíceis, então aproveite para compartilhar agora mesmo essas dicas com sua equipe!