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Atualmente, uma das métricas mais desejadas pelas marcas é o engajamento digital, caracterizado pelas interações e presença constante dos seguidores.

Curtidas, compartilhamentos, comentários, marcações de amigos e até mesmo a criação de conteúdos recomendando a marca são exemplos do famoso engajamento, caracterizado por interações que a audiência faz em conteúdos da marca.

O engajamento, além de ser um sinal de que os conteúdos da sua empresa estão agradando às pessoas, também deixa claro que quanto mais os seus seguidores estiverem ativos, mais visibilidade, credibilidade e lucros a sua empresa terá.

No entanto, como você deve estar pensando agora, é relativamente desafiante ter o mesmo nível de engajamento em todos os posts e manter a marca no topo, mesmo em dias com menos movimentação nas redes.

Além disso, não podemos esquecer da cobrança dos clientes da agência que querem entender porque o engajamento deles não é constante, o que nem sempre possui uma explicação simples a ser dada.

Apesar dessa situação ser difícil, existem alguns caminhos para tornar o engajamento digital mais alto e consequentemente trazer melhores resultados para a presença digital de variadas marcas.

Entenda aqui como manter o engajamento e perceba que não é tão complicado quanto pode parecer para algumas pessoas. Continue a leitura e surpreenda-se.

Como manter o engajamento digital dos clientes?

Muito mais que uma métrica, o engajamento digital é um grande indicador que os posts da marca são atrativos a ponto de encorajar a audiência a realizar ações variadas, como os cliques, compartilhamentos, comentários e menções.

Veja a seguir o que mantém o engajamento das redes como Facebook, Instagram, TikTok e Twitter e de que forma fazer isso.

Criando conteúdo de valor

Um dos pontos mais importantes para gerar engajamento é a qualidade do conteúdo que a marca irá divulgar nas redes sociais. Um post cheio de texto, maçante, com design antiquado e que não cause qualquer interesse no leitor, não irá trazer bons resultados.

Aqui, a dica é se atentar aos formatos e design que estão em alta, bem como estudar o tom de voz adequado e testar o uso de emojis, hashtags e legendas mais curtas.

Ah, não podemos esquecer dos memes, desafios, brincadeiras e concursos culturais, que podem ser fundamentais para bombar nas redes sociais.

 Mantendo interações 

Apesar do conteúdo de valor ser um grande responsável por manter o engajamento digital, os seus seguidores não gostam de interagir sozinhos! Por isso, sempre esteja atento a novos comentários e demais pontos de contato da audiência com a marca.

Desde um simples comentário de emoji até uma recomendação aos amigos merecem atenção e, claro, bastante criatividade para criar respostas que incentivam os outros usuários a interagirem também.

Criando boas CTAs

Para completar o tripé do sucesso, as CTAs, ou call to action, como também são chamadas, são caracterizadas por frases curtas e que incentivam os usuários a tomarem determinada decisão.

Inclusive, as CTAs não precisam ser usadas apenas em posts comerciais, mas também naqueles que você quer maior engajamento. 

Alguns exemplos de chamadas a serem usadas são “Comente agora!”, “Marque um amigo que precisa ver essa dica”, “Comente o emoji que melhor representa você agora” e dentre outras.

Às vezes, um “empurrãozinho” da CTA pode ser suficiente para aumentar o engajamento! E aí, pronto para testar? Aproveite e leia também sobre os impactos da falta de posicionamento digital.