A palavra-chave do momento é fake news e o resultado é o compartilhamento e a disseminação de falsas notícias, que mesmo parecendo inofensivas podem provocar consequências graves.
As redes sociais estão entre as grandes disseminadoras dessas informações inverídicas e independentemente de quem seja o seu criador, na maioria das vezes, elas têm o objetivo de criar polêmica em relação a alguém ou algum fato.
A quarta edição do Observatório Febraban, da Federação Brasileira de Bancos, traz dados de 2020 associados às fake news, que consideramos bem interessantes para as agências de conteúdo.
Dos três mil participantes:
- 44% deles confiam nas informações publicadas em sites e blogs,
- 43% desconfiam,
- 30% consideram as informações do Facebook, Instagram e Twitter, contra 60% que desconsideram.
Nesse cenário, as agências têm o importante papel de gerar confiabilidade e mostrar credibilidade em seus conteúdos. Saiba mais sobre o assunto lendo nosso post.
A importância do combate às fake news
O maior problema de uma fake news é a falta de uma informação concreta e as consequências que a notícia pode causar em uma coletividade.
Por muitos anos, o Brasil havia erradicado o sarampo, mas bastaram alguns boatos antivacinação para que o número de casos da doença aumentasse, porque os pais ficaram com medo de vacinar seus filhos.
Antes da pandemia houve uma enxurrada de falsas notícias informando que a tecnologia 5G afetava o sistema imunológico devido a sua radiação, o que gerou uma grande rejeição ao serviço.
Felizmente, o boato foi desmentido em vários estudos científicos, o que fez com que mais de 37 países retirassem os conteúdos do ar das plataformas de veiculação.
Uma agência tem a obrigação de contribuir para a educação virtual do seu cliente e trabalhar para a transformação comportamental do usuário das redes sociais, sites e blogs.
Isso é possível a partir de postagens educativas e esclarecedoras, que ajudam na formação do pensamento crítico do leitor, o que vai auxiliá-lo a identificar e questionar toda e qualquer desinformação.
Como evitar falsas notícias na produção de conteúdo da sua agência?
Notícias falsas podem ser dadas involuntariamente, basta acreditar nelas e compartilhar os conteúdos, é isso que geralmente acontece na disseminação das fake news.
Por isso, é imprescindível que a agência cheque todas as informações que serão repassadas ao público do seu cliente.
O ideal é que uma mesma informação seja checada em mais de uma fonte, inclusive, fazendo um comparativo com as datas de divulgação de cada postagem.
Todos os conteúdos devem ser elaborados a partir de dados reais alcançados em pesquisas ou levantamentos de instituições sérias e oficiais, que se preocupam com o estudo e a verdade dos fatos.
Em casos de conteúdos técnicos, conte com seu cliente!
Como já falamos, uma agência séria e comprometida com o seu trabalho investirá para promover a educação virtual, tanto do seu cliente quanto do consumidor da marca.
Um redator não tem a responsabilidade de saber sobre todos os assuntos, mas deve ter o compromisso de ir a fundo na pesquisa e se basear em dados de entidades oficiais, fontes jornalísticas confiáveis e artigos de estudos científicos.
Na ausência de fontes, principalmente quando o assunto for mais técnico, uma forma de elaborar bons textos é montar a pauta e solicitar ao seu cliente os dados sobre a composição do produto que ele fabrica, por exemplo, ou o funcionamento dele.
Dessa forma, o conteúdo será baseado nas informações dadas pelo seu cliente e enriquecido com pesquisas e estudos que você conseguir.
Nós da Luup! acreditamos que todo material deve ser ético e estrategicamente elaborado, para educar o público por meio da informação verídica, clara e objetiva, visando mostrar autoridade e gerar credibilidade para a marca.
Entre em contato com a Luup!, nós impactamos pessoas com conteúdos eficientes e verdadeiros.