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Acreditar em tudo se lê e ouve é um sério problema, por isso a ética no marketing vem sendo cada vez mais valorizada pelas pessoas.

A postura das agências e a honestidade das informações são fundamentais para se construir uma sociedade melhor, portanto, profissionais precisam estar comprometidos com aquilo que publicam e disponibilizam ao mercado consumidor.

O poder da notícia falsa, conhecida como fake news, é impressionante.

Envolvem, em muitos casos, notícias distorcidas ou “plantadas”, para criar situações constrangedoras, causando verdadeiros escândalos internacionais ou informações que não apresentam a verdade, podendo comprometer a vida de milhares de pessoas quando sugestões duvidosas são colocadas em prática.

Além disso, existem outros problemas que comprometem a ética profissional, como o plágio de conteúdos, a prática do spam e o descumprimento da legislação.

Neste post, apresentaremos a ética no marketing, a sua importância e como deve fazer parte do dia a dia de uma agência. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Como aplicar a ética no marketing quanto à produção de conteúdos?

Como mencionado, muitas pessoas, e até mesmo órgãos jornalísticos, relaxam e não investem na busca pela veracidade da informação quando lidam com a produção de conteúdos.

Esse problema também pode acontecer com os profissionais das agências, especialmente se não estiverem atentos à ética no marketing.

Para ser ético no desenvolvimento dos trabalhos e não ficar apenas no discurso, é importante que sua agência de marketing:

Traga verdade nos seus conteúdos

A verdade precisa fazer parte implícita daquilo que irá ser postado e lido por milhares de pessoas.

Informações falsas podem conduzir pessoas ao erro, causando prejuízos a elas mesmas e a terceiros, portanto, todo o cuidado deve ser tomado ao apresentar conteúdos que não estejam baseados em pesquisas e evidências que comprovem os fatos.

Opiniões e teorias podem até fazer parte de uma postagem, porém, é fundamental a identificação do autor desse conteúdo e de um link de direcionamento ao assunto que esteja sendo apresentado.

Seja respeitoso com todos

O respeito se dá pela honestidade das informações, então é fundamental que os conteúdos apresentem os fatos, porém, deixando as conclusões para o leitor.

Manipular ou distorcer informações é uma forma de desrespeito, portanto, muito cuidado com assuntos que possam caracterizar:

  • preconceitos,
  • discriminação,
  • intolerância,
  • segregação.

Os conteúdos devem favorecer o bom relacionamento e o respeito com todas as pessoas e os diversos entendimentos a respeito da vida.

Respeite a privacidade

Outra demonstração de ética no marketing está em respeitar a privacidade das pessoas, por isso não compre listas de e-mails para divulgar suas soluções.

Nesse mesmo sentido, copiar trabalhos realizados por terceiros é roubar as ideias e abusar da sua privacidade. 

Se você admira algum trabalho, entre em contato e faça uma proposta para o uso desse material, valorizando e respeitando o profissional que o desenvolveu.

Siga a legislação

Por último, e fundamental para quem deseja demonstrar ética no marketing, está o cumprimento da legislação.

O Brasil possui leis claras a esse respeito, então se adeque à legislação e cumpra com seus deveres enquanto cidadão e empresa ética.

Caso sua agência atue em outros países, informe-se sobre as leis e desenvolva o seu projeto legalmente, demonstrando integridade e a capacidade da sua empresa na internacionalização dos trabalhos.

Agora que você conhece mais sobre a ética no marketing, leia também nosso post que apresenta o Black Hat SEO: por que é tão prejudicial?