A produção de conteúdo é uma estratégia relativamente nova que visa conquistar clientes e criar reputação para a marca.
Por estar diretamente relacionada com o inbound, muitas agências que focam no outbound ainda não conhecem esse método e tem dúvidas sobre o seu uso.
No entanto, pesquisas já mostram que investir na criação pode trazer ótimos resultados.
Conforme a Oberlo, plataforma de e-commerce, cerca de 60% dos consumidores afirmam que investir em blogs é muito útil nas primeiras etapas do funil.
E o marketing de conteúdo não termina aí. Também envolve as redes sociais, e-mails e muitos outros formatos.
Continue lendo para saber mais sobre essa estratégia e ver a sua real importância.
O que é um conteúdo?
Antes de começar a falar da importância da produção de conteúdo, é preciso compreender do que se trata esse conceito.
Em geral, essa prática deve ser entendida como sendo uma informação altamente relevante para um determinado público.
Para as empresas que buscam fortalecer sua marca, tornar-se referência e, consequentemente, obter mais rentabilidade, é importante que as ideias passadas sejam úteis de alguma maneira, como:
- tirar dúvidas,
- fornecer novos dados sobre determinados temas,
- descrever detalhadamente produtos e serviços.
Esses materiais podem ser produzidos em diferentes formatos, como texto, vídeo e até mesmo áudio.
Tudo depende diretamente do público que você deseja alcançar e suas vontades.
Ou seja, o conteúdo deve ser criado tendo o usuário como foco principal, sem esquecer boas práticas para facilitar que o grupo alvo consiga encontrá-lo em pesquisadores, como o Google.
Qual a importância da produção de conteúdo?
Em primeiro lugar, é importante dizer que a produção de conteúdo atualmente é a base do relacionamento entre uma empresa e seus clientes.
Isso acontece quando surgem novos perfis de consumidores, mais informados, conectados e exigentes.
Hoje em dia, uma pessoa realiza pesquisas, busca opiniões e avaliações. Assim, entende-se e relaciona-se com as marcas que identifica.
Portanto, entregar matérias relevantes significa mostrar autoridade, experiência e empatia aos clientes.
Vale a pena oferecer a produção de conteúdo para meus clientes?
Você, como agência, deve fazer o máximo para ficar atualizado no mercado e oferecer as melhores estratégias para os seus clientes.
Por isso, nós recomendamos que estude mais sobre a produção de conteúdo e utilize os seus conceitos de maneira interna e externa.
Isso quer dizer que sua própria agência deverá criar materiais de qualidade para conquistar novas oportunidades.
Seguir essa tendência é uma forma de se adaptar às novas demandas do mercado e reconhecer que os consumidores desejam ter um relacionamento mais próximo com as marcas.
Além disso, os clientes também querem entender as soluções, sejam elas um produto ou um serviço.
Portanto, a produção de conteúdo é um ótimo jeito de melhorar a comunicação e transmitir a mensagem de que a marca deseja se aproximar do seu público.
Existe um segredo para o engajamento?
Impossível falar sobre produção de conteúdo sem pensar logo no engajamento, ou seja, na interação dos consumidores com os posts, blogs ou e-mails.
É importante saber que, apesar de o engajamento ser importante, ele não é tudo. O impacto que você tem é o que é realmente relevante.
De nada adianta ter vários likes, compartilhamentos e comentários se ninguém entrou em contato ou, pior ainda, ninguém se conectou com o que foi publicado.
Mas não nos entenda errado! Existem algumas boas práticas que podem auxiliar na criação de textos, vídeos ou áudios incríveis, mas todos se baseiam em realmente entender quem é o seu público e criar conteúdo voltado a ele.
Se sua agência atende uma marca vegana, por exemplo, pode recorrer ao marketing social e a criação de campanhas conscientizadoras. Já se há uma empresa focada em jovens, pode focar em vídeos no TikTok.
Tudo dependerá do contexto e do público-alvo.
Como funciona a estratégia de conteúdo na prática?
O primeiro ponto que deve ser considerado durante a construção de um plano de produção de conteúdo digital é definir quem é o seu alvo. Então, a partir disso, criar um plano de ação para entender quais são os seus desejos, suas necessidades, suas dores, seus canais digitais favoritos e os seus valores.
Desse modo, ficará mais fácil compreender os seus consumidores e definir a forma correta para se comunicar, considerando a linguagem que deve ser utilizada, o tipo de discurso que será envolvente a até mesmo a entonação.
Além disso, para iniciar a produção de conteúdo é preciso definir quais serão os canais trabalhados. Geralmente, utilizam-se:
- blog,
- redes sociais,
- e-mails,
- plataforma de streamings.
Vale ressaltar que todos os canais escolhidos devem ser constantemente nutridos com informações de qualidade e relevantes. De nada adianta a empresa ter vários perfis e nenhum estar atualizado!
A partir dessa escolha, veja quais são os temas que mais interessam e comece a criar conteúdos.
Não esqueça de fazer o acompanhamento frequente, verificando quais são os tópicos que mais interessam para o seu público.
Lembre-se que nem tudo precisa ser comercial. Dê dicas, tire dúvidas, apresente dados e busque conversar com quem está do outro lado.
Ficou interessado em saber mais? Então, continue lendo e confira como identificar assuntos relevantes para o blog dos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
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