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Você já ouviu falar sobre Janeiro Branco? Trata-se de uma campanha que ainda não é muito conhecida, porém, é de extrema importância. 

Seja essa uma campanha desconhecida por você ou não, é muito importante sempre aprender e conhecer um pouco mais sobre ela. 

Por isso, falaremos mais sobre o Janeiro Branco e suas importâncias para todos, seja para os proprietários das agências como para os seus colaboradores. 

O que é a campanha Janeiro Branco?

A campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 e é similar a outros tipos já existentes, cujo objetivo é a conscientização da população para algum tema relacionado à saúde. 

O foco é promover a saúde mental, assunto que é extremamente importante, já que problemas emocionais podem influenciar e afetar diversos aspectos da vida.

Exatamente por isso, a saúde mental também deve ser uma preocupação no trabalho e, inclusive, dos empregadores.

Qual a importância da campanha Janeiro Branco para agências?

Assim como muitos outros locais de trabalho, as agências também podem gerar problemas emocionais aos funcionários. 

Há cobrança, pressão, exige-se muita produtividade e sentimentos, como ansiedade e estresse, podem acabar surgindo ou intensificando-se. 

Não é incomum que funcionários tenham crises de esgotamento profissional, conhecida como Síndrome de Burnout

Problemas emocionais relacionados à vida profissional também acabam afetando a vida pessoal e até mesmo trazendo outros problemas de saúde. 

Por isso é tão importante a existência da campanha Janeiro Branco nas agências, para melhorar a qualidade de vida no trabalho e incentivar os cuidados com a saúde mental. 

3 ações para promover a saúde mental dos seus colaboradores

Mesmo fora do Janeiro Branco, é importante querer cuidar dos colaboradores e da saúde física e mental deles o ano todo. 

Até porque pessoas que gostam de seus locais de trabalho e das atividades que realizam são mais felizes e, consequentemente, mais produtivas.

Existem algumas ações que podem ser tomadas para ajudar a manter uma boa saúde mental na agência. 

É fundamental fazer uma gestão humanizada. Uma liderança preocupada traz uma série de benefícios, para citar alguns: deixa o ambiente mais agradável e colaborativo, estimula a produtividade e melhora o clima organizacional.

Criar um ambiente de trabalho mais descontraído também pode ajudar a evitar problemas emocionais relacionados à agência. Neste caso, você precisa fortalecer os laços entre os colaboradores, recompensar e elogiar sua equipe, realizar feedbacks frequentes, disponibilizar cursos, treinamentos e dentre outras ações. 

Um fator que pode impactar bastante a saúde mental dos colaboradores é a jornada de trabalho. Em alguns locais, onde os colaboradores recebem por produtividade, é essencial criar estratégias para não ocorrerem jornadas excessivas. 

Até quem trabalha em home office precisa ter um limite de horas trabalhadas. Caso a jornada de trabalho possa ser flexível, converse com os colaboradores e encontre as melhores opções para todos. 

É muito importante ter equilíbrio, em todos os aspectos da vida. Isso com certeza inclui a vida profissional. 

Ter uma equipe motivada e saudável emocionalmente trará benefícios para todos os envolvidos. Os colaboradores gostarão de trabalhar em uma empresa que se preocupa com a equipe e seus clientes verão sua agência com outros olhos. 

O trabalho ocupa uma grande quantidade de tempo do nosso dia e da nossa vida, por isso é tão primordial se sentir bem nesses espaços.

Leia também sobre este conteúdo que também fala do bem-estar dos colaboradores, está muito interessante!