Uma jornada de trabalho controlada já foi parte essencial da rotina do trabalhador, mas esse cenário tem mudado bastante nos últimos tempos.
Com a popularização crescente do home office e das modalidades híbridas de trabalho nos últimos anos, esse controle já não é utilizado em diversas empresas e agências.
Por outro lado, também há quem prefira seguir métodos mais tradicionais e exigir um apontamento de horas dos colaboradores.
Mas, afinal, vale a pena controlar os horários de trabalho da sua equipe? Continue a leitura e descubra!
Preciso ficar controlando os horários de trabalho da minha equipe?
Um dos principais motivos pelos quais uma empresa pode realizar o controle da jornada de trabalho dos seus colaboradores é que essa é uma maneira de acompanhar as atividades da sua equipe.
Por outro lado, permitir a flexibilização dos horários em que cada colaborador exerce suas tarefas é uma maneira de proporcionar mais autonomia e produtividade, uma vez que cada pessoa definirá os horários mais adequados para sua rotina pessoal e de trabalho.
Assim, em vez de determinar o horário exato em que um membro da equipe deve iniciar e finalizar suas atividades, pode ser mais vantajoso manter uma comunicação eficiente à distância, garantindo que todos estejam cientes de suas funções e cumpram suas demandas.
O apontamento de horas por tarefa pode ser uma alternativa interessante para as empresas e agências que não necessitam de um controle rígido da jornada de trabalho, mas preferem acompanhar o tempo investido pelo colaborador em suas demandas.
Dessa maneira, os membros da equipe podem optar pelos horários mais apropriados para a sua rotina, ainda sendo possível que a gestão acompanhe o desenvolvimento de suas atividades de trabalho.
Quando é obrigatório controlar a jornada de trabalho?
Um dos fatores que pode levar a agência a realizar o controle da jornada de trabalho da sua equipe é a informação de que essa atividade é obrigatória.
No entanto, a legislação determina a obrigatoriedade desse controle apenas em alguns contextos, que podem não ser o caso da sua empresa.
A partir de 2019, com a criação da Lei da Liberdade Econômica, esse controle tornou-se necessário apenas para os estabelecimentos com mais de 20 colaboradores no regime regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Lembre-se! Seus colaboradores possuem vida pessoal
Acompanhar o trabalho executado pela equipe certamente é fundamental para um dia a dia mais produtivo na empresa, evitando o atraso de entregas e garantindo que todos os prazos da agência sejam cumpridos.
Por isso, é natural que a gestão procure acompanhar as atividades de cada membro do time e a sua jornada de trabalho, verificando se seu desempenho pode ser otimizado, o que pode contribuir com o trabalho do time como um todo.
A liderança humanizada desempenha um papel fundamental nesse acompanhamento, permitindo que o colaborador seja visto não apenas como uma força de trabalho no dia a dia da agência, mas como uma pessoa, que tem uma vida pessoal e rotina própria.
Nesse sentido, é importante compreender que imprevistos podem ocorrer, como enfermidades e outros problemas que podem impedir um membro da equipe de cumprir com suas obrigações.
Aqui, uma comunicação eficiente tem um papel fundamental para que o colaborador e a agência possam se compreender mutuamente, exercendo um trabalho conjunto para solucionar a situação sem complicações para ambas as partes.
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