Alguns donos de agências, que conhecem por cima muitos termos do marketing digital, como o link building, podem não dar a importância que essa estratégia merece.
Quando falamos no universo do digital, além de existirem múltiplos canais para a sua empresa fazer parte, como site, blog, vídeos no YouTube e as famosas redes sociais, também existem estratégias dentro deles, que tornam a sua presença ainda mais forte.
Engana-se quem pensa que basta fazer posts comerciais nas redes sociais e artigos de opinião no LinkedIn para alavancar ainda mais os resultados da sua empresa, inclusive agências de publicidade.
A verdade é que até mesmo para agências bastante fortes no mercado e com dezenas de clientes, é interessante se manter atualizada perante as novas estratégias do mercado, bem como otimizar materiais já criados, de forma a enriquecer ainda mais a sua presença.
Aquele famoso ditado popular: “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau” acontece muito em agências de publicidade e marketing, seja por falta de tempo da equipe de criação e até mesmo pelos gestores não se atentarem o quanto o digital pode ajudar na empresa.
Sendo assim, itens importantes como o SEO podem estar deixando a desejar. No entanto, estratégias até então ignoradas por alguns gestores podem ser o início da salvação nesse setor.
Além do link building ser uma opção viável para otimizar a presença digital da sua empresa, pode ser mais um serviço a ser oferecido para a sua base de clientes, que poderão ter resultados ainda mais satisfatórios na internet.
Entenda de uma vez por todas porque o link building é tão importante e o que ele pode fazer pela sua empresa e nas de seus clientes. Confira.
O que é link building?
No universo do SEO existe uma série de ações que aumentam as chances de um site estar entre os primeiros resultados de pesquisas. Dentre eles estão o uso correto das palavras-chave, coerência, autenticidade e… os links!
O link building é uma das estratégias mais fortes dentro do SEO, usado geralmente nos blogs para que o Google e os seus algoritmos entendam que o seu site é repleto de referências e caminhos úteis para enriquecer ainda mais a pesquisa do usuário.
Essa estratégia envolve criar backlinks que levem ao seu site, seja em outros textos seus ou de parceiros, quando fazem o famoso guest post.
Os robôs, ao analisarem que o seu site está sendo divulgado como o complemento para determinada pesquisa feita em outros domínios, começam a prestar mais atenção em você.
Qual a importância dessa estratégia?
Além de melhorar ainda mais a sua presença digital e consequentemente o ranqueamento no Google, o link building permite que os seus leitores tenham acesso a complementos de qualidade para as suas leituras, como textos, infográficos e até mesmo vídeos.
Além disso, essa estratégia pode fazer com que a sua empresa chegue em mais pessoas, aumentando tanto a sua visibilidade quanto a autoridade perante o setor de atuação.
Perceba que para uma agência de publicidade isso é importante para conseguir mais clientes, assim como para os clientes da agência também é interessante para que tenham maior performance no digital.
Como conseguir links?
Agora que você teve acesso a essa visão de outro ângulo sobre o link building, é hora de ver alguns caminhos de ter aumento de links direcionados ao seu site:
Guest post: fazer textos em outros sites como convidado permite que a audiência daquele público conheça a sua empresa, assim como mostra ao algoritmo do Google que para sites de qualidade os seus textos são usados como referência.
Invista em assessoria de imprensa: um assessor pode fazer com que conteúdos sobre a sua empresa apareçam em portais de notícias ou grandes nomes do setor que você atua.
Crie conteúdos virais: infográficos, divulgação de pesquisas completas, criação de vídeos e e-books gratuitos podem ser fundamentais para espalhar o nome da sua empresa pela internet, gerando links muito valiosos.
Aproveite essas dicas tanto para usar na sua agência quanto para apresentar aos seus clientes, você irá sentir a diferença! Por falar nisso, continue por aqui e leia também quatro dicas de como otimizar o seu processo criativo para conteúdos.