Skip to main content

Seja você jornalista, redator publicitário ou qualquer outro profissional ligado à produção de conteúdo, deve ter percebido que dicas para enriquecer o processo criativo são bem-vindas.

Independentemente da sua experiência em canais digitais ou offline que já trabalhou, a criatividade nem sempre é a mesma todos os dias, o que pode ser um grande desafio, já que a escrita tem como a criatividade um de seus principais pilares.

No entanto, isso é um problema que acontece com muitos redatores, já que é muito difícil ter diariamente ideias novas, caminhos diferentes a seguir e até mesmo temas disponíveis para escrever.

Sendo assim, é fundamental estar sempre atento a como otimizar o processo criativo, para que ele seja mais produtivo, assim como traga ideias realmente viáveis e que possam tornar o trabalho mais linear e ético.

Engana-se quem pensa que a criatividade é algo que nasce com algumas pessoas e nem todos podem desenvolver. Essa habilidade pode até ser mais fácil para alguns criadores, mas todos podem seguir as nossas dicas para serem mais criativos.

Assim como você deve escrever melhor comparado com quando começou a carreira, também é possível otimizar o seu processo criativo para que possa ter novos insights e técnicas novas para incentivar a criatividade.

Acompanhe neste post quatro dicas para ter mais criatividade e descubra como fazer isso.

Confira dicas para otimizar o seu processo criativo de conteúdos

Veja a seguir alguns passos que você pode dar para melhorar ainda mais a sua criatividade e conseguir criar conteúdos ainda mais ricos e otimizados.

Busque inspiração e referências

Se você acha que inspirações e referências são buscadas apenas por artistas e cineastas, enganou-se. Um dos segredos para otimizar o seu processo criativo é estar sempre em busca de referências e inspirações.

Escutar músicas, ler revistas, ver um filme e até mesmo ler conteúdos da área são grandes exemplos de inspirações. Já as referências você pode buscar em blogs do setor, redes sociais e site de concorrentes do seu cliente, por exemplo.

Aqui, não estamos falando de copiar ideias ou apenas reescrever outros textos. A ideia é encontrar caminhos que você pode seguir de outras formas, criando algo inédito e surpreendente.

Experimente optar por lápis e papel

Muitas pessoas ao redor do mundo estão super acostumadas a escrever pelo computador, mas sabia que usar lápis e papel de vez em quando pode ser essencial para melhorar o seu processo criativo? Isso mesmo.

Além de ser um estimulador para o seu cérebro, auxilia no processo de aprendizado, o que pode trazer ainda mais ideias e sinônimos, deixando os textos mais fluídos.

Você pode usar o papel também para fazer desenhos, mapas mentais e até mesmo organogramas sobre os seus próximos passos em relação a determinada pauta.

Harmonize lógica e criatividade

Ao passo que usar a criatividade pode ser fundamental para atrair o público-alvo, seja com storytelling, frases que engajam e pensamentos únicos, se o seu texto for focado apenas nisso, será considerado raso.

Por isso, é importante também aliar a lógica a esse material, para que o conteúdo tenha informações ricas e objetivas, ao passo que redigidas com a sua personalidade.

Respeite o seu ritmo

Diferente do seu computador, você não é uma máquina e, portanto, nem todos os dias a sua criatividade e capacidade de produção serão iguais. Se mesmo com essas dicas você não conseguir produzir muito em um dia, não se desespere ou questione a sua capacidade.

Até mesmo os maiores escritores podem ficar dias com um bloqueio criativo, mas eles sabem que logo volta e poderão continuar fazendo as suas majestosas criações.

Agora que você sabe alguns caminhos para otimizar o seu processo criativo, continue a leitura com outro texto que fala sobre como identificar assuntos relevantes para o blog do cliente