Skip to main content

Para quem sofre postergando as tarefas do dia a dia, encontrar dicas para evitar procrastinação é fundamental para ter mais qualidade de vida e produtividade.

Procrastinar é um problema bastante comum atualmente, seja para quem está começando agora em uma nova tarefa como um trabalho ou curso quanto para os mais experientes que estão desengajados com a rotina de anos.

Esse termo pode ser entendido como o atraso na realização de atividades do cotidiano, como mandar um e-mail, responder um cliente, estudar a matéria acumulada ou até mesmo levantar para se espreguiçar e tomar uma água.

A verdade é que muitas pessoas que procrastinam não fazem isso por preguiça, mas por excesso de esforço mental, cansaço, falta de energia e até mesmo o estresse acumulado da rotina diária.

Muitas pessoas que procrastinam esperam até o limite do prazo que precisam realizar determinada tarefa e o fazem com muita rapidez, justamente para não deixar de entregar os trabalhos a tempo.

Essas pessoas tendem a ser rápidas, inteligentes, ágeis e ansiosas, de forma que sabem do seu potencial de conseguir realizar em poucos minutos uma tarefa que teriam o dia inteiro para fazer, por exemplo.

No entanto, procrastinar não é saudável, já que pode acontecer imprevistos na hora de fazer as tarefas quase atrasadas e aquele trabalho não ser entregue a tempo, causando problemas não só para o colaborador, mas para o projeto em que ele está inserido.

Considerando ajudar você a sair desse ciclo, trouxemos dicas que podem fazer toda a diferença na sua rotina para evitar a procrastinação e permitir que você aproveite seu precioso tempo de forma mais assertiva e prazerosa. Boa leitura.

5 dicas para evitar procrastinação e manter a produtividade em dia

Veja a seguir caminhos que podem ser iniciados gradualmente e ajudar você a controlar a procrastinação conforme a sua rotina.

Fique tranquilo, aqui não terá receitas mágicas, julgamentos ou qualquer tipo de clichê para acabar milagrosamente com esse grande desafio.

Busque criar hábitos

Nenhum hábito diário, até mesmo os de escovar os dentes e tomar banho, nasce com você. Eles foram criados e outros também podem, como abrir os e-mails sempre que começar o expediente, por exemplo.

É importante entender que os hábitos são formas de tornar habitual determinada ação, mesmo que seja relativamente chata, como responder reclamações e verificar a caixa de spam.

Com o tempo, você fará quase que automaticamente essas ações e perceberá que o dia será mais produtivo. Para incentivar você, crie um checklist diário e surpreenda-se com a grande quantidade de tarefas que você faz todos os dias.

Organize seu tempo e atividades

Você precisa, além dos hábitos, estipular a hierarquia das suas atividades, bem como o tempo que leva para realizá-las.

Se, por exemplo, você precisa criar conteúdos para o calendário editorial da marca e sabe que eles precisam ser entregues em determinado dia sem falta, coloque-os no topo da lista e separe esse tempo apenas para isso.

Analise se fatores externos afetam a produtividade, entender como o ambiente, horários e determinadas tarefas podem agir de forma contrária à produtividade é necessário, além de ser importante mudar.

Mantenha-se longe de distrações

O celular vibrando no canto da mesa, a TV ligada com o seu programa preferido e até mesmo a janela aberta com os sons da rua são exemplos de distrações que podem fazer você perder o foco em questão de segundos.

Não estamos falando para você se fechar num cubículo e deixar a sua vida de lado, mas tirar pequenos focos de distração de perto quando estiver fazendo algo muito importante e que não pode ser interrompido.

Desenvolva um sistema de recompensas

Você pode criar um pequeno sistema de recompensas para você mesmo após chegar em determinado objetivo.

Por exemplo, zerou as mensagens de clientes em todos os canais da empresa? Levante-se, alongue-se, faça um carinho no seu pet e tome o seu suco favorito.

Ah, não vale burlar o sistema de recompensas, hein! E aí, qual dessas dicas para evitar procrastinação vão ajudar mais?

Por falar em tempo, veja também se vale a pena controlar a jornada de trabalho das suas equipes.