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Praticamente tudo em uma empresa é baseado em dados, por isso, as métricas de marketing digital são fundamentais para as agências e seus clientes. 

São elas que irão mostrar como o público reagiu às campanhas, possibilitando melhorias ou gerando continuidade no trabalho realizado. 

Você sabe quais métricas de marketing digital que sua agência deve utilizar em suas campanhas? 

Continue lendo nosso post e descubra!

Por que é importante acompanhar as métricas de marketing digital? 

Dentro do marketing digital, chamamos de métricas todos os valores que são utilizados para mensurar e acompanhar os resultados das campanhas lançadas.

Apenas através dessas métricas que se torna possível analisar e otimizar as estratégias utilizadas, fazendo as adaptações necessárias para realmente atingir o público e os resultados desejados.

Dessa forma, podemos afirmar que analisar as métricas de marketing digital é essencial para toda agência que deseja aumentar e apresentar mais resultados para seus clientes.

Elas são indispensáveis para:

  • comparar desempenhos,
  • reduzir erros,
  • promover melhorias,
  • tomar decisões mais assertivas.

Quais são as principais métricas de marketing digital? 

Existem muitas métricas que podem ser analisadas dentro do marketing digital, dependendo diretamente do que a agência está buscando analisar e da estratégia utilizada.

Mas, em geral, as mais utilizadas são:

Bounce Rate

Bounce Rate, também é chamado de taxa de rejeição, mostra o percentual de visitantes que deixam o site sem clicar ou acessar outras páginas.

Quanto menor for esse índice maior é o sucesso da página, afinal, o visitante estará conhecendo a marca em questão.

Já se a porcentagem for alta, quer dizer que o site apresenta algum problema, podendo ser carregamento demorado, design não intuitivo ou um conteúdo de má qualidade.

Caso esse seja o caso de um dos seus clientes, é fundamental fazer uma análise completa do site, assim como do seu desempenho.

Número total de conversões

Você já deve ter notado que dentro do marketing o termo “conversão” pode ter uma ampla definição, certo?

Nessa métrica, em específico, chamamos de conversão qualquer ação que um visitante faz baseada em um convite.

Se seu conteúdo pede ao final de um post para que os leitores façam a inscrição na newsletter, por exemplo, o número total de conversões vai analisar quantas pessoas seguiram essa ação a partir dessa página.

Essa métrica também pode medir o resultado de outras ações, como:

  • compartilhamento nas redes sociais, 
  • fazer download de e-books ou outro material,
  • preenchimento de landing pages
  • vendas. 

Esse número ressalta onde as campanhas de marketing estão dando mais certo. 

Taxa de cliques

Também chamada de CTR, a taxa de cliques é utilizada para analisar campanhas de mídia paga ou de e-mail marketing.

No caso da mídia paga, ela mostra quantas pessoas clicaram no seu anúncio. 

Já no caso do e-mail marketing, ela mostrará quantas pessoas seguiram a ação recomendada. 

Se 100 pessoas abrem o conteúdo e 50 clicarem em um link contido nele, sua taxa é de 50%.

CAC

Essa métrica mostra o custo de aquisição de cliente sendo calculado a partir do valor de todos os custos de marketing em um determinado período dividido pelo total de novos clientes pagadores que foram gerados. 

Difícil de entender, né? Melhor usar um exemplo.

Se em um mês um cliente gastou R$ 1.000 em campanhas e conseguiu 5 clientes novos, o CAC é de R$ 200.

Caso esse valor seja muito alto, quer dizer que os investimentos não estão dando resultado como deveriam e as campanhas devem ser analisadas.

ROI

Refere-se ao retorno sobre o investimento, sendo uma das métricas mais importantes, pois ajuda a identificar qual a área da campanha está aumentando as vendas e a receita.

Utilizando o mesmo exemplo acima, se esses 5 novos clientes geraram uma receita de R$ 2.000, calculamos dessa forma: (receita) – (despesa) / (despesa).

Logo, teremos: 2.000 – 1.000 / 1.000 -> 1.000 / 1.000 = 1.

Dessa forma, seu retorno sobre o investimento será de 1 ou 100%. 

Quanto maior esse valor, melhor para a empresa.

CPL

O CPL, custo por lead, também é considerado uma das principais métricas de marketing digital por definir a taxa de conversão de leads de uma campanha específica e o seu custo para o cliente. 

Vamos supor que sua agência lançou uma campanha de marketing para um cliente que gastou R$ 500.

Essa campanha conseguiu converter 50 visitantes em leads, tendo um CPL de R$ 10.

Quanto menor esse valor, mais assertiva é a campanha lançada.

Agora que você já percebeu a importância das métricas dentro do marketing digital, que tal compartilhar esse post com seus colegas de profissão?