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Se você acha que só em negócios comerciais a precificação de serviços é um desafio, saiba que no marketing digital é muito comum os profissionais terem dúvidas na hora de dar valor ao seu trabalho.

No entanto, isso pode ser um grande problema, pois sem saber cobrar corretamente, você pode acabar ficando no prejuízo, assim como extrapolar o valor do mercado e acabar perdendo oportunidades de fechar negócios.

O ideal é fazer isso de acordo com fatores determinados e entender que esse processo é essencial para seu negócio.

Sabendo disso, no post de hoje iremos falar sobre como fazer a precificação de serviços corretamente e que passos seguir, continue ligado!

Como calcular os custos de projetos e fazer a precificação de serviços?

Muitos fatores estão envolvidos na precificação de serviços dentro de uma agência de publicidade, desde os valores da concorrência, a dificuldade de cada trabalho, e também o medo em cobrar muito caro pelos trabalhos.

Confira abaixo o que levar em conta para calcular seus preços e não sair no prejuízo e nem perder clientes.

Divida o projeto

Quando se trata de marketing digital, cada trabalho possui várias etapas, por exemplo, a criação de um site, que demanda criação de arte, texto, programação, dentre outros fatores.

Para poder fazer a precificação de serviços corretamente, é preciso separar o projeto por partes, o que fará ser mais fácil perceber o custo disso e quanto cobrar por cada uma delas.

Faça um alinhamento 

Depois de dividir o trabalho em etapas e entender exatamente o que será feito e o custo disso, faça um alinhamento de outras questões, como o tempo para realizar as tarefas, quais recursos são necessários para isso, como computador e outras matérias primas, assim como a quantidade de profissionais mobilizados para isso.

Você pode usar de ferramentas de gestão de tempo, dentre outras para lhe auxiliar a ter a real noção de quanto tempo demanda cada atividade, assim como gerir melhor cada momento do seu projeto.

Comece os cálculos!

Depois desses dois importantes passos de dividir a tarefa e alinhar o que é necessário para que ela seja realizada, é hora de fazer os cálculos dos gastos que você terá para concluí-la.

Entenda os 4 pilares a serem levados em conta.

Mão de obra

Calcule o valor de mão de obra médio de cada colaborador envolvido no projeto, e para poder identificar esse valor, leve em conta o salário mensal, direitos como férias, vale-transporte, entre outros.

Custos fixos

Aqui você irá levar em consideração seus gastos fixos como energia elétrica, aluguel, água, internet, licença de softwares etc.

Esses custos existem independentemente dos trabalhos que você está realizando, e devem ser incluídos na conta, afinal, todo mês precisam ser pagos.

Impostos

Leve em conta não só os impostos do local onde você trabalha, mas aqueles que estão diretamente relacionados com seu ramo de atuação, como PIS, Cofins, IRRF, por exemplo.

Lucratividade

A margem de lucro é um assunto delicado, já que em cada empresa porcentagens diferentes são levadas em conta, assim como os fatores a serem contabilizados para gerá-la.

Por isso, leve em conta o potencial dos clientes em investir e também a consolidação da sua agência no mercado.

Se você tiver um longo portfólio e uma lista rica de cases de sucesso, pode cobrar a mais pela questão de valor agregado.

Com essas dicas será mais fácil fazer a precificação de serviços dentro da sua agência.

Que tal continuar em nosso blog e saber como fazer uma avaliação de desempenho da agência?