Skip to main content

O conceito dos 4 Ps do marketing, conhecido também como marketing mix, foi criado em 1960 pelo professor Jerome McCarthy.

Por ter sido muito difundido pelo Philip Kotler, popularmente conhecido como pai do marketing, muita gente associa sua criação a ele.

Os 4 Ps representam os pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: 

  1. preço,
  2. praça, 
  3. produto,
  4. promoção.

No post de hoje separamos algumas informações muito importantes sobre o assunto para você se aprofundar mais nos 4 Ps do marketing. Preparado? Boa leitura!

Quais são os 4 Ps do marketing?

Conheça um pouco mais sobre o conceito dos 4 Ps do marketing:

Produto

Embora o nome seja produto, aqui também entram os serviços oferecidos pela empresa.

Muito mais que isso, o produto engloba o intangível, a experiência e o design que você deseja entregar.

Você precisa saber quais as características necessárias para o produto chamar a atenção do público, como funciona o processo de produção e qual o maior diferencial oferecido.

Além disso, tenha em mente qual é o desejo ou necessidade do cliente, como esse produto irá satisfazer e qual o ciclo de vida dele.

Preço

O preço pode ser definido como o valor cobrado pela solução que você oferece.

A sobrevivência de uma empresa está diretamente ligada a esse ponto, é daí que será possível pagar o salário dos colaboradores, fornecedores, despesas administrativas, entre outros custos e gastos.

Para definir o preço, você deve responder a algumas questões:

  • Qual o custo para sua empresa?
  • Qual margem de lucro deseja ter
  • Quanto seu cliente está disposto a pagar?
  • Quanto seu concorrente cobra?
  • Há algo que possa ser feito para aumentar o valor agregado?

Tenha em mente que o preço praticado deve estar diretamente ligado à percepção da marca pelo seu público. 

Isso quer dizer que quanto mais reconhecida for a marca, maiores as chances das pessoas comprarem dela, mesmo que o valor praticado seja mais alto em relação à concorrência.

Praça

A praça, por mais que o nome possa causar algumas confusões, refere-se aos canais de distribuição.

É a forma como o produto é distribuído no mercado e como o cliente chega até ele, podendo ser a loja física, e-commerce, entre outros.

Para definir a praça você deve levar em consideração onde seu público-alvo costuma procurar pela solução que você oferece.

Para isso, você precisa entender o hábito de consumo dele, tomando, assim, a melhor decisão na hora de escolher a praça.

Um ponto importante: isso não quer dizer que você tenha que escolher apenas uma praça, faça testes, valide canais e opte pelos que trazem mais resultados.

Promoção

Nesse caso, a promoção não faz referência a algum tipo de liquidação, como estamos acostumados a ouvir por aí.

Ela tem o sentido de promover sua marca e suas soluções oferecidas, fazendo com que sua mensagem possa chegar aos ouvidos certos. 

É aqui que você faz com que sua marca chegue em forma de solução até seu cliente, permitindo que ele conheça mais sobre você.

Analise quais os melhores canais para isso. 

Televisão? Rádio? Impressos? Mídias sociais?

Percebeu que novamente ter conhecimento sobre seu público é fundamental para os 4 Ps do marketing?

Como utilizar os 4 Ps do marketing na agência?

Conhecendo os 4 Ps do marketing, você pode estar se perguntando como colocar em prática na agência.

O conceito do marketing mix pode (e deve!) ser aplicado em qualquer segmento.

É necessário que você adeque os questionamentos para a sua realidade de modo a chegar a um planejamento mais concreto.

Produto — como agência, você deve proporcionar uma experiência única para o cliente, para isso, é necessário que você compreenda o que ele busca.

Preço — como estamos falando de um serviço, você deve se perguntar quanto o seu cliente estaria disposto a pagar de acordo com a experiência que você vai proporcionar.

Praça — questione-se: 

  • Qual o tipo de esforço de venda? 
  • Onde seus concorrentes estão? 
  • Como você vai entregar sua solução ao seu cliente?

Promoção — provavelmente a melhor forma de chegar no seu cliente será por meio da internet. Mas por onde, exatamente? Site? Redes sociais? Anúncios pagos?

Compartilhe esse post com sua equipe para que eles também conheçam o conceito dos 4 Ps do marketing e ajudem a utilizá-lo na sua agência!