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O marketing de relacionamento é uma estratégia que visa a fidelização dos clientes por meio de benefícios e de uma relação mais próxima.

Essa estratégia se baseia no conceito de que todo mundo quer ser ouvido. Quantas vezes você já virou consumidor fiel de alguma marca por se sentir importante para ela?

Com a rotina agitada e o avanço tecnológico, é importante você fazer com que seu cliente saiba que ele não é apenas mais um número.

As pessoas buscam por compreensão e acolhimento, priorizando os princípios da empresa e a conexão que ela mantém com seu público e com o mundo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas valiosas para você implementar o marketing de relacionamento na sua agência quanto antes. Confira!

5 dicas para implementar marketing de relacionamento na sua agência

Como já dizia o guru do marketing Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais caro do que fidelizar.

Isso acontece pelo fato de que essa conquista requer diversas ações que custam dinheiro, como investir em divulgação.

Quando o consumidor já conhece sua empresa, é muito mais fácil fidelizá-lo, pois ele já conhece a qualidade do seu produto ou serviço e do seu atendimento.

Basta manter a excelência e aplicar o marketing de relacionamento para garantir que ele não busque pela concorrência.

Para isso, siga as dicas que preparamos para você!

1. Entenda e conheça os seus clientes

Para conseguir fazer um bom marketing de relacionamento, é necessário que você conheça seus clientes.

Essa parte é fundamental para saber como realizar a comunicação, escolher os melhores canais, linguagem mais adequada, entre outros.

2. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta indispensável quando falamos do marketing de relacionamento.

Isso porque ele é altamente personalizável e pode ser utilizado para as mais diversas ações, como:

  • criar uma relação de proximidade com seu público,
  • parabenizar o cliente em datas importantes da sua vida, como aniversário,
  • alertar sobre suas novidades e promoções,
  • oferecer conteúdo relevante e de qualidade de forma gratuita,
  • criar ações de pós-venda, como o envio de pesquisas de satisfação.

3. Marque presença nas redes sociais

Estar presente nas principais redes sociais já não é mais visto como um diferencial, mas sim uma necessidade.

Conhecendo bem o seu público, será mais fácil identificar quais são as redes mais utilizadas e apropriadas para criar um relacionamento próximo.

Marque presença, crie interação, seja ativo, tente sempre responder aos comentários e publique conteúdos relevantes.

Essa é uma excelente forma de se manter presente no dia a dia das pessoas de maneira positiva, pois você estará oferecendo um material de qualidade sem cobrar nada por isso.

4. Produza conteúdo relevante e exclusivo

Busque sempre oferecer um conteúdo único e inovador.

Com o acesso à internet, é fácil encontrar qualquer coisa a qualquer momento. É preciso que você consiga se destacar e não ser “mais do mesmo”.

Pesquise referências, adapte-as para o perfil do seu cliente, analise os resultados obtidos e realize as mudanças necessárias para manter um bom relacionamento.

5. Crie programas de fidelidade

Você sabia que os programas de fidelidade também são ótimas estratégias para o marketing de relacionamento?

Esse formato é muito conhecido por ser praticado pelas empresas aéreas, administradoras de cartão de crédito e até mesmo restaurantes.

Trata-se de oferecer benefícios exclusivos em troca do consumo regular dos clientes. Ou seja, quanto mais eles usam do seu produto ou serviço, mais eles ganham.

Seja em descontos, premiações, serviços especiais ou qualquer outro benefício, isso fará com que você seja lembrado e sempre a primeira opção.

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