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Antes de apresentarmos a brand persona, é preciso refletir sobre o posicionamento da sua empresa diante do mercado.

O seu público entende perfeitamente o seu negócio?

Você consegue passar através de seus canais de informação e divulgação a identidade, valores e propósitos da sua marca?

Atingir esse nível de comunicação e relacionamento com o seu mercado exige esforço, uma vez que todas as ações de sua empresa precisam estar de acordo com os objetivos e características da empresa.

Neste post apresentamos a brand persona e sua importância junto ao mercado. Continue lendo e saiba mais a respeito!

O que é brand persona?

Brand persona é o personagem que representa os valores da sua empresa.

Trata-se da definição das características da marca, em que precisam ser reconhecidos:

  • estilo,
  • forma de se comunicar,
  • valores,
  • preferências,
  • objetivos.

A partir dessa definição, fica mais fácil criar um padrão de comunicação envolvendo os colaboradores e canais, quando um estilo único e marcante é apresentado ao mercado.

Qual a diferença entre brand persona e buyer persona?

Existe muita confusão na diferenciação entre brand e buyer persona. Vamos esclarecer:

Brand persona

Conforme já mencionado, diz respeito ao estilo, personalidade e características que seu negócio deseja passar ao mercado, podendo ser:

  • formal,
  • organizada,
  • despojada,
  • informal,
  • séria,
  • feliz.

Como exemplo, uma empresa que fabrica pranchas de surf não pode desenvolver uma personagem ou se comunicar com as características de um escritório de advocacia.

São estilos diferentes que precisam ser reconhecidos e que devem fazer parte da forma de se comunicar com o mercado e seu público-alvo.

Buyer persona

A buyer persona, como o próprio nome mostra, diz respeito ao comprador, ou seja, é o desenvolvimento de um estudo para a criação do perfil perfeito dos clientes de uma empresa.

Nesse caso, a intenção é buscar as características pessoais do melhor comprador para seus produtos e serviços, e trabalhar no mercado pessoas e organizações que tenham esse perfil.

Como criar uma brand persona?

Para criar uma brand persona, você precisa olhar para sua empresa e localizar as principais características.

Tudo começa na definição dos pilares da marca, ou seja, o desenvolvimento de uma lista de palavras-chave que devem estar associadas ao seu negócio.

Na sequência, define-se a essência da marca, apresentando em poucas palavras aquilo que sua empresa acredita e para qual público foi desenvolvida.

Usando o exemplo da fábrica de pranchas de surf, poderia ser mar, liberdade e natureza.

O próximo passo diz respeito à promessa da marca. Isso significa definir o que seu empreendimento entrega de valor aos clientes. 

Aqui se identificam os valores da empresa e como eles colaboram no relacionamento com os consumidores.

Por fim, deve-se considerar a declaração de missão, isto é, quais são os principais motivos para sua empresa existir, desconsiderando o lucro.

Quem sua marca quer atender, por que razão e quais os resultados a serem atingidos para a satisfação do seu mercado?

Apresentando alguns exemplos, que certamente você já conhece, podemos destacar:

Magazine Luiza

A Magazine Luiza criou a Lu, uma personagem com características próprias que auxilia as pessoas, apresentando opções e interagindo. Ela parece sempre estar pronta a atender e preocupada em achar soluções para os clientes que a procuram.

Casas Bahia

Você certamente conhece o CB, personagem das Casas Bahia, que é um adolescente conectado à internet e ativista das causas ambientais e de sustentabilidade.

No entanto, nem sempre foi assim, a empresa adotava outro estilo anteriormente, através do Baianinho, um bonequinho popular, feliz e de origem nordestina, com o seu chapéu de cangaceiro.

Disney

A Disney não possui exatamente um personagem, mas um estilo próprio que faz parte da sua forma de se apresentar ao público.

O colorido das suas mensagens e o encantamento do visual é o padrão de apresentação dessa empresa de entretenimento, chegando nos lares e convidando as pessoas a visitá-los.

Agora que você já sabe o que é brand persona, continue conosco e leia nosso post que apresenta buyer persona, cliente ideal e público-alvo: qual a diferença?