O comportamento do consumidor está mudando e nada mais natural que as estratégias de vendas e divulgação também se transformem. É aí que entra o mobile marketing.
Em um planeta onde mais de 5 bilhões de pessoas possuem celulares e 4,66 bilhões têm acesso à internet e suas ferramentas, é possível entender por que as ações de marketing estão cada dia mais voltadas para esse tipo de dispositivo.
Inclusive, sites que não funcionam bem em smartphones e tablets, e-mails que abrem desconfigurados e muitos outros aspectos que não são responsivos apresentam resultados bem abaixo da média, evidenciando a necessidade de focar no dispositivo móvel.
Confira a seguir o que é o mobile marketing, por que sua empresa precisa investir nessas novas formas de divulgação e marcar uma presença de qualidade na internet e nesses dispositivos.
O que é mobile marketing?
Como você deve estar pensando, mobile marketing é exatamente o que o nome indica.
É uma estratégia com foco em interagir, relacionar e influenciar o público que usa majoritariamente dispositivos móveis, como celulares e tablets, de forma a criar publicidade e ações que se encaixam perfeitamente nesses aparelhos.
Esse conjunto de ações criativas é relativamente novo e surgiu por conta da necessidade de se adaptar às tendências seguidas por uma parcela tão grande da população e obter resultados com isso.
Provavelmente você já viu algum site que não era responsivo ou ações de marketing que não funcionavam, em celular ou em um tablet, por exemplo, dificultando a interação e fazendo-o perder o interesse no assunto.
Logo percebeu-se que, se você não leva em conta a plataforma onde a pessoa está tendo contato com a sua empresa, muitas oportunidades serão perdidas.
Entre os principais exemplos de mobile marketing, pode-se citar as redes sociais, SMS, QR code, e-mail marketing e os famosos aplicativos.
Quais são as vantagens dessa estratégia?
As vantagens do mobile marketing são grandes, o que explica o sensível aumento das práticas dele ao redor do mundo.
Entre as principais, pode-se citar a maior taxa de abertura e cliques em anúncios responsivos e que são criados para atender especificamente o dispositivo móvel, o alcance, que se torna bem maior, e a grande facilidade de segmentação.
Além disso, diferente de um luxo, o mobile marketing é uma necessidade para se manter forte no mercado e perante a concorrência.
De acordo com apontamentos do Google, atualmente, mais de 40% das compras online são feitas por celulares, o que mostra que dar a atenção que os usuários desses dispositivos merecem é indispensável.
Como aplicar o mobile marketing?
Agora que você sabe o que é, aproveite para conferir nossas dicas de como incrementar esse tipo de estratégia em sua empresa e obter resultados com o mobile marketing.
Use e abuse do SMS: aproveite para mandar promoções, descontos, campanhas e até mesmo boletos de compras online pelo bom e velho SMS, que, apesar de não ter relação com a internet, tem uma ótima taxa de abertura.
QR code: trata-se de um ótimo parceiro, tanto das empresas como de clientes, ele pode ser usado para resgatar promoções, trazer informações sobre produtos ou exclusividades.
WhatsApp: esse aplicativo, que virou uma verdadeira febre no mundo, pode ser usado como ferramenta pelo mobile marketing. Faça uma conta profissional e mande promoções e cupons, por exemplo.
Redes sociais: apesar de poderem ser abertas também em computadores, elas são mais acessadas pelos celulares. Aproveite isso e crie cupons que só valem se forem apresentados no balcão da loja, assim como conteúdos visuais e atrativos.
Interessante como o mobile marketing é repleto de benefícios, não é mesmo? Aproveite para implementar essas ações e entender mais sobre como fazer a precificação de serviços de marketing.
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