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O comportamento do consumidor está mudando e nada mais natural que as estratégias de vendas e divulgação também se transformem. É aí que entra o mobile marketing.

Em um planeta onde mais de 5 bilhões de pessoas possuem celulares e 4,66 bilhões têm acesso à internet e suas ferramentas, é possível entender por que as ações de marketing estão cada dia mais voltadas para esse tipo de dispositivo.

Inclusive, sites que não funcionam bem em smartphones e tablets, e-mails que abrem desconfigurados e muitos outros aspectos que não são responsivos apresentam resultados bem abaixo da média, evidenciando a necessidade de focar no dispositivo móvel.

Confira a seguir o que é o mobile marketing, por que sua empresa precisa investir nessas novas formas de divulgação e marcar uma presença de qualidade na internet e nesses dispositivos.

O que é mobile marketing?

Como você deve estar pensando, mobile marketing é exatamente o que o nome indica. 

É uma estratégia com foco em interagir, relacionar e influenciar o público que usa majoritariamente dispositivos móveis, como celulares e tablets, de forma a criar publicidade e ações que se encaixam perfeitamente nesses aparelhos.

Esse conjunto de ações criativas é relativamente novo e surgiu por conta da necessidade de se adaptar às tendências seguidas por uma parcela tão grande da população e obter resultados com isso.

Provavelmente você já viu algum site que não era responsivo ou ações de marketing que não funcionavam, em celular ou em um tablet, por exemplo, dificultando a interação e fazendo-o perder o interesse no assunto.

Logo percebeu-se que, se você não leva em conta a plataforma onde a pessoa está tendo contato com a sua empresa, muitas oportunidades serão perdidas.

Entre os principais exemplos de mobile marketing, pode-se citar as redes sociais, SMS, QR code, e-mail marketing e os famosos aplicativos.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

As vantagens do mobile marketing são grandes, o que explica o sensível aumento das práticas dele ao redor do mundo.

Entre as principais, pode-se citar a maior taxa de abertura e cliques em anúncios responsivos e que são criados para atender especificamente o dispositivo móvel, o alcance, que se torna bem maior, e a grande facilidade de segmentação.

Além disso, diferente de um luxo, o mobile marketing é uma necessidade para se manter forte no mercado e perante a concorrência.

De acordo com apontamentos do Google, atualmente, mais de 40% das compras online são feitas por celulares, o que mostra que dar a atenção que os usuários desses dispositivos merecem é indispensável.

Como aplicar o mobile marketing?

Agora que você sabe o que é, aproveite para conferir nossas dicas de como incrementar esse tipo de estratégia em sua empresa e obter resultados com o mobile marketing.

Use e abuse do SMS: aproveite para mandar promoções, descontos, campanhas e até mesmo boletos de compras online pelo bom e velho SMS, que, apesar de não ter relação com a internet, tem uma ótima taxa de abertura.

QR code: trata-se de um ótimo parceiro, tanto das empresas como de clientes, ele pode ser usado para resgatar promoções, trazer informações sobre produtos ou exclusividades.

WhatsApp: esse aplicativo, que virou uma verdadeira febre no mundo, pode ser usado como ferramenta pelo mobile marketing. Faça uma conta profissional e mande promoções e cupons, por exemplo.

Redes sociais: apesar de poderem ser abertas também em computadores, elas são mais acessadas pelos celulares. Aproveite isso e crie cupons que só valem se forem apresentados no balcão da loja, assim como conteúdos visuais e atrativos.

Interessante como o mobile marketing é repleto de benefícios, não é mesmo? Aproveite para implementar essas ações e entender mais sobre como fazer a precificação de serviços de marketing.