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A pandemia fez com que muitos comportamentos mudassem, e, assim, novas tendências de mídias sociais surgiram para suprir essas necessidades e se adequar ao “novo normal”.

Com mais tempo em casa, as pessoas começaram a usar ainda mais a internet, suas ferramentas e tecnologias, como as mídias sociais. Naturalmente, o marketing do mundo todo observou esse comportamento e notou algumas tendências para 2021.

Inclusive, elas são variadas e refletem a realidade pela qual estamos passando, de modo a auxiliar especialistas e novatos a obterem mais resultados nesse universo, que já conta com mais de 3,4 bilhões de pessoas ao redor do planeta.

Continue a leitura e veja as seis tendências de mídias sociais para este ano.

Afinal, quais são as tendências das mídias sociais para 2021?

Veja a seguir o que está em alta neste ano, que, apesar de ter sido afetado pela pandemia, conta com grandes oportunidades na internet.

ROI

Em comparação com 2020, quando as metas com as mídias sociais eram, em grande maioria, a obtenção de novos seguidores, melhorar a experiência do cliente e outras, em 2021, 73% dos gestores dizem querer aumentar o ROI e obter novos clientes com isso.

Essa mudança se explica principalmente pela maior presença das pessoas nas redes sociais, já que, com o distanciamento social e diversos comércios fechados, a atenção se voltou totalmente para o digital.

Em 2021, o ROI cresceu velozmente nas redes sociais, por conta dos anúncios e da maior atenção dos gestores para esses universos.

Escuta social com dados de pesquisa

Muitas vezes, as marcas devem ter o feeling de saber a hora de ouvir e ficar em silêncio. 

Muitas pessoas, ao entrarem nas redes sociais, principalmente em uma época marcada pelo estresse, querem ver memes, brincadeiras e se entreter. Ou seja, não querem ser atingidas a cada minuto com anúncios e posts comerciais de marca.

Inclusive, boa parte dos usuários das mídias sociais diz que entra nelas para se divertir e passar o tempo. Entender esses dados é importante para entregar conteúdos de qualidade e saber a hora de publicá-los.

Baby boomers

Trata-se de uma fatia da população nascida entre 1946 a 1964, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial, onde houve um súbito aumento da natalidade. No entanto, esse termo é usado no mundo inteiro.

Essas pessoas, que têm de 57 a 75 anos, estão cada dia mais presentes nas redes sociais, tanto para lazer, como para se comunicar com familiares, amigos e colegas, assim como para seguir empresas e se informar.

No entanto, apesar de não serem heavy users de mídias sociais, estão começando a ficar mais tempo nas redes e chamar atenção das empresas, o que antes não acontecia.

Responsabilidade social

Principalmente em uma pandemia, as pessoas começaram a se preocupar e engajar ainda mais com as causas sociais e esperam isso das empresas também!

Então, mais do que palavras bonitas, os usuários querem que as organizações provem que estão fazendo diferença na sociedade, como doações de alimentos, combate ao preconceito, entre outras ações.

Consumo de vídeos

O consumo de vídeos antes da pandemia já estava em alta e, inclusive, engaja muito mais que posts em foto ou texto, por exemplo.

É importante aproveitar essa alta aceitação para criar conteúdos visuais nas mídias sociais e obter resultados como maior engajamento, comentários, curtidas e compartilhamentos.

As pessoas estão mais interessadas em conteúdos divertidos, com animação e que agreguem algo em suas vidas. Por isso, siga as tendências de memes, brincadeiras e tutoriais.

Inteligência artificial

A IA está em alta tanto na questão de atendimento, com os chatbots, como para estudar os comportamentos do público e suas preferências.

Em vez de apenas captar dados de localidade e cookies, como era feito antigamente, as empresas estão usando softwares de inteligência artificial para obter dados mais específicos e que auxiliam em diversas estratégias.

Aproveite para usar essas tendências de mídias sociais em sua empresa e obter resultados. Inclusive, que tal continuar por aqui? Continue a leitura com nosso post sobre a importância do benchmarking.