Elaborar uma proposta comercial é uma parte muito importante do início de relacionamento entre agência e cliente.
Exatamente por esse motivo, ela precisa ser realizada com cautela e de maneira estratégica.
Como nem todas as pessoas são vendedoras natas, esses processos que envolvem negociação e vendas podem assustar muita gente, mas não tem jeito, é uma etapa que precisa ser bem feita.
Hoje falaremos um pouco sobre a importância da proposta comercial, e daremos dicas que irão ajudar até na conquista dos clientes mais difíceis.
O que é uma proposta comercial?
A proposta comercial é o documento onde o vendedor ou prestador de serviços irá detalhar as informações sobre a venda, colocando dados como valores, prazos, o que será feito, dentre outras informações relevantes para que a negociação se concretize.
A proposta comercial é algo que favorece os dois lados, quem está oferecendo algo e quem está contratando.
Isso acontece porque ter uma proposta em mãos faz com que o cliente consiga analisar melhor a oferta.
Já para quem está vendendo um serviço ou produto, esse documento representa uma segurança em relação a tudo que foi conversado e negociado, significando que o cliente está ciente de tudo que foi abordado.
Como criar uma proposta para a minha agência?
Para criar uma boa proposta, alguns dados são indispensáveis, no contexto da agência eles são: os objetivos dos serviços oferecidos, como esses objetivos serão atingidos, os prazos e os valores desse investimento.
É muito importante que todas as informações estejam bem detalhadas.
Se a agência oferecer vários serviços digitais para o cliente, descreva de forma clara como cada um deles funciona e como serão executados.
O cliente precisa estar ciente dos planos da agência.
Por exemplo, se a proposta busca solucionar problemas de prospecção de leads, o cliente precisa saber detalhes da estratégia, quais soluções de marketing digital serão executadas, quanto de investimento será necessário e quanto tempo irá levar.
Aproveite esse momento para garantir um atendimento personalizado para o futuro cliente, dessa maneira, você irá demonstrar que ele é importante, isso o deixará mais receptivo e satisfeito com o seu atendimento.
Outra coisa que não pode faltar em uma boa proposta é a parte onde a agência fala sobre seus diferenciais.
Aqui é o momento de dizer por que o cliente deve escolher o seu serviço, deixe claro todas as vantagens e benefícios que ele poderá ter.
Quais formatos utilizar?
A proposta comercial é algo que pode ser apresentada em diversos formatos.
O marketing da agência, identidade e a maneira como ela se comunica com o público pode influenciar na escolha de um formato. Até mesmo o perfil do cliente pode influenciar.
Outro ponto importante é que a proposta pode ser virtual ou impressa, em formato de texto, com tópicos e tabelas.
Também dá para apresentar a proposta de maneiras mais visuais, com infográficos, mapas mentais, imagens e animações.
Uma boa ideia é sempre que possível apresentá-la presencialmente, com o cliente mais próximo à negociação se torna mais fácil.
Além disso, esse contato pessoal pode transmitir mais segurança e deixar sua agência mais perto de um contrato assinado!
Não se esqueça: apesar de ser um pouco trabalhosa, vale a pena se dedicar para criar uma boa proposta, afinal de contas, ela irá valorizar os serviços oferecidos, ajudar na hora da negociação, deixar o cliente por dentro de tudo e, consequentemente, mais confiante e satisfeito.
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