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Não é novidade que o marketing digital utiliza uma série de ferramentas para potencializar as estratégias, sendo uma delas o gatilho mental do senso de urgência.

Os gatilhos mentais servem como atalhos psicológicos que ativam respostas automáticas em nossa mente. Eles exploram padrões de pensamento, emoções e comportamentos humanos que foram desenvolvidos ao longo de milênios. 

Esses gatilhos têm o poder de influenciar nossas decisões sem que sequer percebamos, como, por exemplo, a decisão de uma compra, de fazer um cadastro em um site e até mesmo mandar uma mensagem para um dos vendedores.

Como você deve imaginar, o cérebro é muito complexo e apenas um gatilho não seria suficiente para tantas variáveis e possibilidades de tomada de decisão, de forma que dezenas deles foram desenvolvidos ao longo do tempo.

Entre os tipos de gatilhos, podemos citar senso de urgência, prova social, reciprocidade, desejo, novidade, segurança e até mesmo curiosidade.

Provavelmente, você já deve ter sido atingido por um desses gatilhos e, bem, não é de se surpreender se você tomou determinada decisão a partir deles.

Com a intenção de desvendar mais sobre o universo dos gatilhos mentais, preparamos esse conteúdo que fala especificamente do tipo senso de urgência, que é bastante usado, ainda mais em épocas de promoções. Confira.

O que é o senso de urgência?

O gatilho mental de senso de urgência é uma estratégia psicológica no marketing que visa criar uma sensação de urgência nas mentes dos consumidores, fazendo com que eles entendam que podem perder a qualquer momento aquela oportunidade.

Ao instigar a ideia de que uma oportunidade está se esgotando rapidamente ou que a ação imediata é necessária, esse gatilho estimula as pessoas a tomarem decisões e agirem sem hesitação.

Usando o gatilho de urgência, as marcas exploram a tendência humana de responder mais prontamente quando percebem que podem perder algo valioso ou que existe uma limitação temporal. 

Sabe aquela compra que parece que foi feita por impulso? Pode ser que tenha sido mesmo e esse gatilho pode ter participado dela.

Quais são as vantagens de aplicá-lo na estratégia de marketing?

Como é de se pensar, existem diversos benefícios por trás desse gatilho, sendo os principais:

Aumento das conversões: o senso de urgência motiva as pessoas a agirem rapidamente para não perder uma oportunidade. Isso leva a um aumento nas conversões, seja na compra de produtos, assinaturas ou outras ações desejadas.

Decisões rápidas: o gatilho de urgência é capaz de superar a indecisão, encorajando o público a tomar decisões mais rápidas e assertivas.

Impulso de vendas: promoções por tempo limitado ou ofertas exclusivas estimulam as vendas, uma vez que os consumidores sentem a necessidade de agir imediatamente.

Foco na ação: ao criar um senso de urgência, você direciona a atenção do público para a ação desejada, aumentando a probabilidade deles realizarem o que você espera.

Descubra como utilizar o senso de urgência de forma estratégica e certeira!

Quando se trata de utilizar o gatilho mental de senso de urgência nas suas estratégias de  marketing, a abordagem certa é fundamental para garantir resultados eficazes e autênticos. 

Em primeiro lugar, estude o seu público-alvo e estratégias anteriores, para analisar quais tipos de CTAs tendem a funcionar melhor.

Depois, foque na ação que você realmente quer atingir, seja aquela compra ou um cadastro. 

Agora, é hora de utilizar as palavras certas e tomar cuidado com a frequência do uso desse gatilho ao longo do copy, para não ficar cansativo.

E por fim? Contar com a Luup!, é claro! Somos uma agência parceira de outras agências que precisam de ajuda, principalmente na estratégia e volume de conteúdos para atender os seus clientes da melhor forma.

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