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Para melhor trabalhar campanhas e estratégias de marketing a análise de mercado se faz necessária. 

É ela que vai:

  • dar um direcionamento a estratégia da agência,
  • mostrar a atual situação do mercado, 
  • revelar o comportamento do público,
  • permitir conhecer a concorrência.

Ela é essencial para que a marca consiga posicionar melhor os seus produtos!

Continue lendo nosso post e saiba qual a importância de fazer uma análise de mercado e como realizar uma facilmente.

O que é uma análise de mercado?

Ela pode ser definida como uma ferramenta que possibilita um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado de atuação de uma empresa, sendo um meio utilizado para conseguir dados qualitativos e quantitativos fundamentais para o negócio.

Por meio dela é possível compreender:

  • o perfil do público-alvo, 
  • quem são e onde estão os potenciais consumidores, 
  • o atual cenário econômico, 
  • atuação dos concorrentes,
  • relação com fornecedores.

Ela permite compreender o comportamento atual dos consumidores, dos futuros clientes, dos concorrentes e até mesmo dos fornecedores. 

É o panorama geral da situação do segmento em cada atividade.

Qual a importância da análise de mercado? 

A análise de mercado é uma peça fundamental em qualquer agência, pois através dela o empreendedor consegue realizar um estudo assertivo da situação.

Além disso, consegue tomar decisões com mais propriedade, possibilitando a identificação de oportunidades para o negócio e ajudando a reduzir riscos. 

Dentro do marketing digital seu papel é o de estudar o perfil de cada público para que estratégias sejam tomadas de forma mais eficiente, assim como mostrar o atual cenário e necessidades da agência. 

Permite ainda conhecer e analisar as estratégias utilizadas pela concorrência, o que possibilita trabalhar de forma diferenciada e mais direta com o público.

Como fazer uma?

Vivemos em um mundo muito dinâmico e não existe uma fórmula que deve ser seguida rigorosamente para realizar uma análise de mercado. 

Ela pode ter várias finalidades, por isso, precisa ser direcionada de acordo com os objetivos e o momento do negócio. 

De forma geral, elas são realizadas para se obter dados que terão influência nas tomadas de decisão. 

Podem ser realizadas online ou por meio de entrevistas físicas e geralmente os dados são alcançados por meio de: 

Pesquisar sua área de atuação

Um passo importantíssimo é pesquisar sobre a área de atuação ou segmento que a agência trabalha.

A partir desse reconhecimento é possível identificar novas oportunidades a partir das necessidades do público.

Essa é uma boa opção para fazer uma avaliação e melhorar a performance do produto ou serviço oferecido.

Conhecer o seu público

Saber mais sobre o perfil do público da agência é essencial para construir personas e direcionar campanhas mais personalizadas e atrativas.

Além disso, colabora na criação de produtos e serviços personalizados, ajudando a empresa a se destacar no mercado.

Conhecer os concorrentes

Conhecer as potencialidades da concorrência é fundamental para fortalecer a marca e otimizar os resultados do empreendimento.

Certamente as outras empresas do setor deixam algumas brechas que podem e devem ser aproveitadas em sua estratégia de crescimento.

Agora que você sabe qual a importância da análise de mercado na elaboração de campanhas estratégicas e assertivas, que tal compartilhar esse post com seus companheiros de equipe?