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Claro que qualidade no atendimento e no serviço prestado é essencial, mas, só isso não basta quando se trata de criar uma estratégia de marketing para divulgar a marca. 

Quem trabalha com marketing digital sabe que é preciso conhecer as mais variadas formas de divulgar um negócio para então aplicar a mais adequada visando atrair o público, utilizando inclusive mais de um canal de comunicação. 

Por outro lado, cada cliente tem necessidades específicas, por isso as campanhas precisam ser elaboradas sob medidas para aquele momento do negócio.

Quer saber como criar a melhor estratégia para o seu cliente? Continue lendo nosso post. 

Como criar uma estratégia de marketing assertiva?

Criar uma estratégia de marketing necessita de um planejamento prévio que deve conter:

  • a situação atual do cliente,
  • os objetivos que se pretende alcançar,
  • plano de ação estratégica para divulgação,
  • acompanhamento dos resultados,
  • otimização quando houver necessidade.

Assim, para criá-la de forma assertiva é preciso: 

Entender o cliente 

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing para o seu cliente é conhecê-lo a fundo.

Converse de forma clara e objetiva e compreenda qual a sua real necessidade no momento, buscando saber quais as campanhas que ele já realizou, resultados, sucesso e frustrações. 

Explique para o seu cliente como funciona o marketing digital, quais são as possibilidades e as melhores opções para a empresa atingir o público e alcançar os resultados almejados. 

Mencione as vantagens que ele terá financeiramente. Ele precisa saber, por exemplo, que o marketing de conteúdo é 62% mais barato que a forma tradicional de fazer publicidade e gera 3x mais resultados. 

Traçar uma estratégia de marketing

Se a empresa já investiu antes em outras campanhas, provavelmente ela tem uma lista dos potenciais clientes e vai ficar mais fácil conhecer ou criar a persona do seu cliente. 

A partir disso é preciso definir quais os tipos de conteúdo que serão utilizados e os canais de divulgação que irão auxiliar o usuário a seguir as etapas do funil.

As estratégias podem ser lançadas por meio do marketing de conteúdo ou mídia paga, dentre outras soluções. 

Determine metas 

Com a estratégia de marketing traçada é preciso determinar metas que devem conter:

  • prazo para as campanhas,
  • objetivo inicial,
  • estimar o aumento na taxa de conversão,
  • projeção de aumento nos resultados.

Acompanhe e apresente as métricas 

Como você sabe as métricas são indicadores importantíssimos para analisar se uma campanha está ou não atingindo os objetivos. 

Dentro de toda estratégia de marketing acompanhe e apresente para o seu cliente todas as métricas, explicando a funcionalidade de cada uma delas. 

Praticamente todos os clientes desejam de imediato um aumento significativo nas vendas, e como profissional do marketing de conteúdo, é preciso explicar como acontece a evolução em todo o processo de levar o lead à compra.

Diante de uma frustração aparente porque o resultado não veio, mostre o progresso de todo o processo das estratégias de marketing elaboradas.

Faça as modificações necessárias!

Uma das questões propostas no planejamento de uma estratégia de marketing diz respeito a otimização das ações quando houver necessidade.

Acompanhando as métricas e analisando o progresso da campanha sempre que houver a necessidade proceda com as modificações necessárias para melhorar os resultados.

Isso mostra para o seu cliente que de fato você se importa com a marca dele e trabalha para o sucesso de sua empresa.

As melhorias podem ser acrescentadas como serviços complementares ao que foi planejado inicialmente ou resultar em novas campanhas.

Agora que você sabe como criar uma estratégia de marketing digital para o seu cliente, acompanhe a Luup! no Instagram para conhecer um pouco mais de marketing digital.