Há alguns anos, as pessoas, ao adquirirem algum produto ou serviço, eram consideradas meras consumidoras, pois bastava uma propaganda de televisão, descontos ou um PDV atrativo para fechar uma venda, ou seja, elas não se preocupavam com o posicionamento das empresas, e muito menos com suas ações e causas sociais.
No entanto, em decorrência da grande chuva de informação da internet e a possibilidade de entrar em contato direto com as companhia e outros indivíduos que compraram daquele lugar, esses meros compradores se transformaram em clientes com maior autonomia e crítica.
Agora, antes de adquirir qualquer coisa, eles pesquisam mais sobre os benefícios desse produto ou serviço, entram no site e em páginas de redes sociais para saber o que estão falando sobre isso, assim como querem saber o posicionamento da empresa na sociedade.
Eles não querem só comprar, querem experiências positivas e adquirir produtos de companhias que possuem os mesmos valores que elas!
Por isso, as marcas estão adotando posicionamentos sobre causas sociais e realizando campanhas, mostrando seu lado social e importância na sociedade.
Porém, será que todas fazem isso pela população? No post de hoje iremos falar se a atitude das empresas ao abordar causas sociais realmente é legítima ou se é apenas um artifício para vender mais. Confira.
A importância da responsabilidade social pelas marcas
No Brasil, 91% dos consumidores alegam que é essencial para eles que as organizações façam o certo, perante a sociedade.
E além desse número demonstrar o quanto as pessoas estão engajadas em escolher as empresas com responsabilidade social, os benefícios vão além.
Empreendimentos que trazem benefícios para a coletividade também se tornam mais competitivas no mercado, além de terem mais capacidade para inovar e sair na frente da concorrência.
Além do fato de que as causas sociais abordadas por elas ganham mais visibilidade e melhoram a vida da comunidade local.
No entanto, é preciso se engajar de verdade, e não apenas fingir que está fazendo a diferença.
Utilizar causas sociais para vender é uma estratégia válida?
Ao passo que o público-alvo se preocupa com o posicionamento das marcas na hora de escolhê-las, elas não querem apenas discursos e posts nas redes sociais, mas também ações.
Inclusive, apenas 36% das pessoas confiam nas empresas em que compram, já que muitas organizações aproveitam o buzz de engajar em causas sociais apenas para vender mais.
Porém, ao usar esse tipo de artifício para se sobressair, os empreendimentos podem acabar tendo efeito contrário, e serem boicotados por enganar as pessoas.
Atualmente, é difícil mentir para a população, já que com a facilidade na comunicação e os recursos da internet é possível verificar rapidamente o que está acontecendo.
Por isso, as empresas, ao abordarem causas sociais, devem ser genuínas, pois em vez de vender mais, elas poderão ser “canceladas”.
Qual a importância do posicionamento digital para sua marca?
Ao falar em redes sociais e na importância da internet para formar a imagem de um negócio, entra o assunto do posicionamento digital de marca.
Isso se dá pela forma que a empresa atua nas redes sociais e internet, tanto para formar sua reputação, como se posicionar sobre determinados temas e interagir com os seguidores e críticos.
O posicionamento digital é essencial para todo negócio! Pense que 134 milhões de brasileiros são usuários ativos da internet, e podem virar verdadeiros fãs, como “canceladores” de sua marca.
Dessa forma, atue de forma genuína, se posicione de forma gentil e objetiva sobre assuntos sociais e campanhas da região, responda às interações com personalidade e jamais tente enganar seus clientes e a sociedade em geral.
Agora que você já sabe sobre a importância das empresas ao abordarem as causas sociais de forma legítima, que tal continuar em nosso blog? Aproveite para ler sobre os 4 Ps do marketing.
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