Saber definir palavras-chave adequadas contribui para um bom posicionamento da página e para aumentar a visibilidade da marca.
Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que uma das técnicas de SEO é usar os termos apropriadamente dentro do conteúdo.
Dessa forma, os serviços de buscas, como o Google, entendem que a publicação trata sobre aquele assunto em específico e dá mais relevância para ele.
Mas, para isso, não basta apenas escolher uma palavra-chave qualquer. É preciso considerar diferentes variáveis que otimizam o ranqueamento do texto.
Quer saber mais sobre como definir palavras-chave e quais são as variáveis que devem ser consideradas? Continue a leitura!
Como pesquisar palavras-chave?
Escolher palavras-chave para o seu cliente não precisa ser um trabalho complicado e a internet disponibiliza ferramentas online que possibilitam pesquisá-las.
Vamos apresentar duas delas para você conhecer:
O SEMrush é considerado uma das melhores ferramentas paga para analisar, encontrar e ajudar você a definir palavras-chave para cada negócio.
Além da pesquisa por keywords, ela ainda permite que a agência identifique quais são os termos já usados no site do cliente e qual é o ranqueamento atual. Assim, é possível diversificar as palavras-chave e ainda otimizar os conteúdos antigos.
O Ubersuggest é uma das opções mais usadas para fazer pesquisa e análise de keywords, mostrando as palavras mais procuradas pelos usuários e a dificuldade para ranqueá-las.
Ela possibilita a pesquisa gratuita para um número limitado de termos.
Com qualquer um dos serviços é possível analisar e definir palavras-chave alcançáveis para usá-las nas estratégias de elaboração de conteúdo.
Como definir palavras-chave para meu cliente?
Os profissionais de marketing de conteúdo entendem bem que para escolher a melhor keyword o é preciso saber para quem o texto será dirigido, ou seja, a persona do cliente.
Identificando-a fica mais fácil pesquisar os termos e definir palavras-chave relevantes para o negócio dele e interessantes para o público-alvo.
Além disso, é preciso saber mais sobre as variáveis citadas abaixo:
Volume de pesquisa
O volume refere-se a quantidade de buscas mensais por determinado termo no Google.
Ou seja, mostra quantas vezes ele foi procurado no período de 30 dias.
Com esse índice, tanto o cliente como a agência sabem quais são as palavras relacionadas ao negócio que são mais procuradas nos serviços de buscas.
Quanto maior ele for, melhor para o conteúdo.
Dificuldade
O índice de dificuldade é como se fosse a oferta da palavra nos serviços de buscas e ele também deve ser analisado.
Existem algumas que já são muito usadas por sites de relevância e estão bem posicionadas no Google e isso pode prejudicar o ranqueamento de novas postagens com os mesmos termos.
Quanto maior for a dificuldade, pior a palavra-chave é. Deve-se buscar um equilíbrio entre o volume a dificuldade.
Palavras-chave de cauda longa
Geralmente, definir palavras-chave de cauda longa aumenta a chance do conteúdo ser encontrado nos serviços de buscas.
Isso acontece porque na maioria das vezes elas apresentam um menor volume, mas também menos concorrência.
Outro ponto positivo é que as elas são mais específicas e auxiliam a segmentação do texto.
Vamos supor que você queria encontrar um material similar a esse no Google. Se você pesquisar apenas “palavra-chave”, irá encontrar vários posts falando o que elas são, quais são as melhores ferramentas e outros tópicos afins.
Já se você pesquisar diretamente “definir palavra-chave”, encontrará exatamente o que quer.
Por isso, foque em palavras que realmente estejam diretamente relacionadas com o seu conteúdo, mesmo que o volume de pesquisa seja menor.
Termos orgânicos
Além de todas as dicas citadas acima, é essencial definir palavras-chave que sejam orgânicas, ou seja, que façam sentido na leitura.
Pense em escrever um post que tenha a palavra-chave “cachorro latindo muito por que acontece” e precisar repeti-la várias vezes durante o texto! Não tem como!
Por mais que as pessoas pesquisem assim no Google, opte por keywords que façam sentido e possam ser inseridas de forma natural no texto.
Isso fará com que o leitor tenha uma experiência muito melhor.
Inclusive, na última atualização do algoritmo do Google, ele passa a considerar a análise semântica, então, se você trabalhar a palavra “por que meu cachorro late muito” e o conteúdo for relevante, há grandes chances dele se posicionar também para esse termo grafado errado.
Agora que você já sabe mais sobre como definir palavras-chave, que tal seguir a Luup! no Instagram para receber mais dicas exclusivas para agências?
2 Comments