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Saber definir palavras-chave adequadas contribui para um bom posicionamento da página e para aumentar a visibilidade da marca.

Quem trabalha com Inbound Marketing sabe que uma das técnicas de SEO é usar os termos apropriadamente dentro do conteúdo. 

Dessa forma, os serviços de buscas, como o Google, entendem que a publicação trata sobre aquele assunto em específico e dá mais relevância para ele.

Mas, para isso, não basta apenas escolher uma palavra-chave qualquer. É preciso considerar diferentes variáveis que otimizam o ranqueamento do texto.

Quer saber mais sobre como definir palavras-chave e quais são as variáveis que devem ser consideradas? Continue a leitura!

Como pesquisar palavras-chave? 

Escolher palavras-chave para o seu cliente não precisa ser um trabalho complicado e a internet disponibiliza ferramentas online que possibilitam pesquisá-las. 

Vamos apresentar duas delas para você conhecer:

O SEMrush é considerado uma das melhores ferramentas paga para analisar, encontrar e ajudar você a definir palavras-chave para cada negócio.

Além da pesquisa por keywords, ela ainda permite que a agência identifique quais são os termos já usados no site do cliente e qual é o ranqueamento atual. Assim, é possível diversificar as palavras-chave e ainda otimizar os conteúdos antigos.

O Ubersuggest é uma das opções mais usadas para fazer pesquisa e análise de keywords, mostrando as palavras mais procuradas pelos usuários e a dificuldade para ranqueá-las.

Ela possibilita a pesquisa gratuita para um número limitado de termos.

Com qualquer um dos serviços é possível analisar e definir palavras-chave alcançáveis para usá-las nas estratégias de elaboração de conteúdo.

Como definir palavras-chave para meu cliente?

Os profissionais de marketing de conteúdo entendem bem que para escolher a melhor keyword o é preciso saber para quem o texto será dirigido, ou seja, a persona do cliente. 

Identificando-a fica mais fácil pesquisar os termos e definir palavras-chave relevantes para o negócio dele e interessantes para o público-alvo.

Além disso, é preciso saber mais sobre as variáveis citadas abaixo:

Volume de pesquisa

O volume refere-se a quantidade de buscas mensais por determinado termo no Google. 

Ou seja, mostra quantas vezes ele foi procurado no período de 30 dias.

Com esse índice, tanto o cliente como a agência sabem quais são as palavras relacionadas ao negócio que são mais procuradas nos serviços de buscas.

Quanto maior ele for, melhor para o conteúdo.

Dificuldade

O índice de dificuldade é como se fosse a oferta da palavra nos serviços de buscas e ele também deve ser analisado. 

Existem algumas que já são muito usadas por sites de relevância e estão bem posicionadas no Google e isso pode prejudicar o ranqueamento de novas postagens com os mesmos termos.

Quanto maior for a dificuldade, pior a palavra-chave é. Deve-se buscar um equilíbrio entre o volume a dificuldade.

Palavras-chave de cauda longa

Geralmente, definir palavras-chave de cauda longa aumenta a chance do conteúdo ser encontrado nos serviços de buscas.

Isso acontece porque na maioria das vezes elas apresentam um menor volume, mas também menos concorrência.

Outro ponto positivo é que as elas são mais específicas e auxiliam a segmentação do texto.

Vamos supor que você queria encontrar um material similar a esse no Google. Se você pesquisar apenas “palavra-chave”, irá encontrar vários posts falando o que elas são, quais são as melhores ferramentas e outros tópicos afins.

Já se você pesquisar diretamente “definir palavra-chave”, encontrará exatamente o que quer.

Por isso, foque em palavras que realmente estejam diretamente relacionadas com o seu conteúdo, mesmo que o volume de pesquisa seja menor.

Termos orgânicos 

Além de todas as dicas citadas acima, é essencial definir palavras-chave que sejam orgânicas, ou seja, que façam sentido na leitura.

Pense em escrever um post que tenha a palavra-chave “cachorro latindo muito por que acontece” e precisar repeti-la várias vezes durante o texto! Não tem como!

Por mais que as pessoas pesquisem assim no Google, opte por keywords que façam sentido e possam ser inseridas de forma natural no texto.

Isso fará com que o leitor tenha uma experiência muito melhor.

Inclusive, na última atualização do algoritmo do Google, ele passa a considerar a análise semântica, então, se você trabalhar a palavra “por que meu cachorro late muito” e o conteúdo for relevante, há grandes chances dele se posicionar também para esse termo grafado errado.

Agora que você já sabe mais sobre como definir palavras-chave, que tal seguir a Luup! no Instagram para receber mais dicas exclusivas para agências?