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Quem trabalha com marketing digital sabe da importância da clareza e organização em todas as etapas. Uma boa ferramenta para ajudar nisso é o calendário editorial.

Essa ferramenta reúne em um só lugar todas as informações que você precisa ter para se organizar, delegar tarefas e acompanhar todo o processo de publicações.

Trabalhar com muitos clientes pode ser uma verdadeira loucura se não houver uma boa organização e planejamento.

Por isso, o calendário editorial contribui para centralizar em um único local:

  • clientes,
  • datas de publicação nas redes sociais,
  • quais redes sociais cada cliente está presente,
  • qual conteúdo publicar em cada uma delas,
  • melhores horários de postagem,
  • conteúdos certos para cada dia,
  • estágio de produção,
  • periodicidade,
  • entre diversos outros pontos.

Pensando nisso, trouxemos neste post 5 dicas incríveis para você aprender de uma vez por todas a montar um calendário editorial para sua agência. Acompanhe!

5 dicas para montar um bom calendário editorial

De nada adianta contar com um calendário editorial se ele não for bem estruturado e organizado.

É preciso reunir as informações de modo que todos tenham fácil acesso e de forma que promova agilidade nos processos do dia a dia, permitindo visualizar o cronograma como um todo.

Para isso, nossas dicas são:

1. Escolha uma ferramenta para seu calendário editorial

Hoje em dia existem diversas ferramentas digitais que permitem criar e dividir as tarefas.

O ideal é que todos os colaboradores tenham acesso. 

Dessa forma, fica mais fácil visualizar o processo todo e confere mais autonomia a cada um.

Nomeie os responsáveis por cada etapa, separe por cores, abas e tudo mais que a ferramenta permitir como forma de organização.

Aqui na Luup!, a gente usa e recomenda o Airtable, mas outros softwares que já usamos e sabemos que tem essa possibilidade são: iClips, eKyte, Asana e Trello.

2. Confira a frequência de publicação de todos os clientes

Tendo o cronograma definido com os clientes, lembre-se de passar essas informações para o calendário editorial e manter elas sempre atualizadas.

É por meio dessas datas que você e sua equipe farão a programação para garantir que nenhum conteúdo atrase.

Por isso, é importante que as datas de publicação estejam em um local de fácil visualização.

3. Detalhe a produção

Quanto mais detalhes inserir no calendário editorial, melhor.

Coloque informações como:

  • responsável pela etapa
  • data de produção
  • data da primeira entrega para o cliente,
  • palavra-chave,
  • referências,
  • pautas,
  • observações,
  • anexos,
  • briefing,
  • e tudo mais que você julgar necessário.

Garanta que todas as informações estejam acessíveis para qualquer colaborador e centralizadas em um único local.

Isso ajuda muito no dia a dia a aumentar a produtividade, já que não é necessário ficar procurando informações em várias ferramentas diferentes.

4. Dê orientações sobre a publicação

Tendo os campos definidos no calendário editorial, é de suma importância mantê-los sempre atualizados, não só com os dados da produção, mas também da publicação.

Coloque informações como:

  • canal onde o conteúdo será publicado,
  • a data,
  • o horário,
  • o responsável pela publicação,
  • entre outras informações pertinentes.

Se algo mudar, não esqueça de atualizar o seu calendário editorial.

Ele deve ser sempre o centralizador de informações para toda a sua equipe.

5. Mantenha o calendário editorial atualizado

Por mais que já tenhamos citado a importância da atualização, vale reforçar esse ponto, pois qualquer divergência pode causar um grande problema com o cliente.

Então mantenha o calendário sempre atualizado com todas as informações.

Fique atento em relação aos prazos e mudança de datas.

Alinhe com seu time as informações para que todos trabalhem na mesma sintonia. 

Uma boa dica é criar uma aba centralizadora de feedbacks.

Assim, você consegue entender o que funciona com cada cliente e, caso precise mudar a pessoa que o atende, vai ter uma passada de bastão mais suave.

Agora que você sabe como criar um calendário editorial para sua agência, aproveite para conferir 5 dicas para montar um briefing para redes sociais corretamente!