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Apesar de termos aprendido que ele sempre tem razão, algumas vezes é preciso dizer não para o cliente.

Evidentemente a negativa não deve causar desconforto e muito menos gerar o risco de perdê-lo, pelo contrário. 

Ela precisa ser feita com profissionalismo e coerência, de tal forma que demonstre sua intenção de ajudá-lo, ganhando, dessa forma, a confiança e o respeito dele para novas negociações. 

Quer saber quando e como dizer não para o seu cliente sem deixá-lo desconfortável? Continue a leitura e confira. 

Como dizer não para o cliente?

Existem várias situações em que é necessário dizer não ao seu atual ou futuro cliente. 

Afinal, nem sempre sua agência poderá fazer com sucesso aquilo que ele deseja ou tem condições de atender a solicitação de preço. 

Para quem tem medo de dizer não, é importante saber que, muitas vezes, essa atitude vai servir para fortalecer os laços de confiança que o cliente tem com a empresa e com o profissional. 

Existem algumas situações em que é saber se posicionar, algumas delas são: 

  • quando o cliente pede preços impossíveis de serem negociados, 
  • deseja contratar algum serviço que não está na alçada da sua agência, 
  • o profissional sente que o trabalho e a relação com o cliente não estão fluindo com êxito. 

Dizer não é necessário, mas essa palavrinha deve ser dita na hora certa e do jeito certo. 

Por isso, antes de negar, pratique a empatia e:

Peça mais detalhes 

Mostre interesse e peça mais detalhes sobre a solicitação dele. 

Pode ser que no primeiro momento ele não soube explicar ou você não compreendeu atentamente qual a necessidade dele. 

Seja consultor e descubra qual a real necessidade e objetivo desejado.

Isso pode acontecer tanto em relação aos serviços de conteúdos, como negociações de preços e prazos.

Ofereça alternativas

Após ouvir o seu cliente, antes de dizer não ofereça alternativas inteligentes que possam ajudá-lo naquele momento. 

Por exemplo, um cliente atual procurou a sua agência solicitando um serviço que não é produzido pelos profissionais. 

É seu papel dizer que a agência ainda não produz esse tipo de conteúdo, mas que tem outra solução que atenderá a sua demanda.

É importante ser sincero e conseguir dizer não para o cliente nessa hora, afinal, ele vai compreender que o que ele solicitou não faz parte da especialidade da agência, mas que existe uma alternativa que poderá atendê-lo. 

Seja honesto e direto

Se, de fato, é preciso dizer não, evite rodeios. 

Seja honesto e direto explicando os verdadeiros motivos que levam a agência a fazer isso.

Uma conversa clara, objetiva, sincera, educada e respeitosa fará com que o não fique valendo como um sinal de amizade e profissionalismo.

Não esqueça de mostrar gratidão por ele procurar os seus serviços e demonstre sempre positivismo ao seu cliente.

Com certeza se o seu cliente precisar de outros serviços, confiará na sua agência.

Indique alguém para fazer o serviço

Ao dizer não para o seu cliente, mostre que você tem interesse e desejo em ajudá-lo.

Você sabia que a Zappos, um e-commerce de roupas e sapatos, quando encontra um cliente que procura por um produto que não está disponível para venda, indica sites da concorrência onde as roupas e calçados estão à venda?

Essa é uma estratégia da loja virtual para atender bem, conquistar a confiança e melhorar o relacionamento com os seus consumidores. 

Você também pode fazer isso: indique alguém de confiança para realizar o trabalho e mostre-se interessado em ajudá-lo. 

Agora que você aprendeu a dizer não para o cliente, compartilhe esse post com seus amigos de profissão para que eles também saibam!