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Você sabe como montar um briefing para redes sociais corretamente? Ele nada mais é do que a coleta de todas as informações necessárias para o desenvolvimento de um projeto.

Quando uma empresa o procura para realizar algum trabalho, nem sempre ela sabe exatamente o que quer e cabe a você criar um caminho para descobrir isso.

Esse é o ponto inicial para entender qual é a demanda do cliente e qual a melhor forma de atendê-la, considerando seu ponto de partida e onde quer chegar.

Para ajudá-lo nessa missão, reunimos algumas dicas valiosas para montar um briefing para perfeito! Continue a leitura e saiba mais.

Como montar um briefing para redes sociais corretamente?

O briefing é o primeiro contato que você tem com uma empresa. É o momento de conhecer a fundo suas dores para propor soluções e fazer um planejamento adequado para as redes sociais dela.

Confira abaixo 5 dicas que preparamos para você.

1. Colete informações sobre a empresa 

Crie perguntas que sigam uma linha de raciocínio e lhe permitam entender a história cronológica do cliente: quando foi o negócio foi criado, quem são os fundadores, quais os princípios da organização, número de colaboradores, forças e fraquezas, etc.

Não poupe detalhes. Quanto mais informações você tiver, mais fácil será compreender a essência e desenvolver um projeto que tenha mais a cara dele.

2. Entenda os produtos e serviços oferecidos

Quais são os produtos e serviços oferecidos? Que valor ela agrega aos clientes? Conheça tudo que a empresa oferece e qual o seu objetivo. Quer destacar mais determinado produto? Quer mudar o foco? Lançar um novo serviço?

Tudo isso tem que estar descrito de forma clara e direta para que seja possível desenvolver um material que fique de acordo com o que o cliente busca, evitando, assim, refações.

3. Conheça os canais de comunicação da empresa

Seu cliente já está nas redes sociais? Em quais? Qual a periodicidade das publicações? Qual a linguagem usada? Essa etapa é fundamental para montar um briefing e chegar no público-alvo.

Se o seu cliente ainda não estiver presente nas redes sociais, monte um planejamento para inseri-lo de maneira estratégica.

Caso ele já esteja, avalie se a forma de comunicação está adequada à persona para propor melhorias.

4. Entenda qual o público desejado

Identificar a persona é fundamental para montar um briefing, já que é a partir desse ponto que será possível definir a linguagem, canais adequados, forma de comunicação, entre outros pontos.

É preciso entender se o seu cliente está atingindo o público certo, se precisa mudar a abordagem, etc. Caso esse ponto não esteja bem definido, todos os esforços serão em vão, pois por mais que o trabalho seja impecável, se não atingir o cliente ideal, de nada valerá.

5. Conheça os concorrentes da empresa

Quem são os concorrentes diretos? Eles estão nas redes sociais? Em quais? Qual a frequência de postagem? De que forma eles interagem com o público?

Conhecer os concorrentes é necessário para entender a forma de comunicação que é usada, o que funciona ou não, qual a opinião das pessoas sobre eles, o que a mídia diz sobre a forma de atuação, entre outras coisas.

Tenha sempre em mente que essa análise serve com uma base e é essencial ter um olhar imparcial. Claro que é difícil fazer isso quando se trata de um concorrente, mas se feito da maneira certa, será uma grande ferramenta para elaborar uma boa estratégia

Com todas essas informações, já se torna possível montar um briefing redes sociais corretamente e criar um cronograma de postagens.

Nele, é preciso criar uma linha de navegação para o cliente. Ou seja, não adianta chegar já oferecendo os produtos, primeiro é necessário que o leitor perceba que tem um problema e que isso precisa ser resolvido.

À partir daí, proponha conteúdos que trabalhem melhor a necessidade de suprir essa dor para, só então, propor uma solução.

Para saber os melhores dias e horários para as postagens, é necessário fazer um estudo para entender em qual período o público está mais ativo para que as publicações cheguem a todos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira nosso post sobre gerenciamento de redes sociais.