Para utilizar os conceitos do ESG no marketing é essencial ter muita responsabilidade, além de conhecer o seu verdadeiro significado.
Apesar de ser uma temática muito difundida na mídia, principalmente pelas grandes marcas, não se restringe somente a elas.
As pequenas empresas também são familiarizadas com essa ideia, porém nem sempre associam o conceito ao nome.
Por isso, neste post, abordaremos como aplicar os ideais do ESG no marketing, continue a leitura!
O que é ESG?
Para começar a entender, a sigla ESG vem do inglês e significa environmental, social e governance, ou seja, ambiental, social e governança.
O seu principal objetivo é atuar nessas três áreas com o intuito de diminuir os impactos negativos e desenvolver culturas empresariais capazes de gerar transformações na sociedade.
Para incluí-lo na cultura da empresa é necessário planejamento, responsabilidade e compromisso, para que esse conceito cumpra o seu objetivo.
Como aplicar o ESG no marketing?
Quando falamos em ESG, é sempre essencial lembrar que a ética deve estar presente em todos os aspectos.
Pensando o ESG no marketing, a ética também é um valor central. Já que será a forma de mostrar aos clientes as ações da agência, a fim de gerar identificação com o público alvo. Nesse sentido, o encantamento dos clientes ocorre de forma orgânica.
O ESG diz respeito à cultura empresarial, porém os seus conceitos não precisam necessariamente ser desenvolvidos de forma simultânea.
É importante valorizar o processo de implantação de cada um dos âmbitos, uma estratégia a ser adotada é a inclusão do público alvo neste processo, ou seja, mostre a eles quais são seus objetivos e como fará para aplicá-los.
Por isso, aplicar o ESG no marketing é algo amplo e cheio de possibilidades, até porque podem estar aliados a diversas causas.
Um exemplo de aplicabilidade é elaborar conteúdos inclusivos, para blogs, redes sociais e todos os tipos de comunicações, assim a população se identificará com os conteúdos e irá se conectar afetivamente com a marca.
Contudo, é fundamental que as campanhas de marketing reflitam os valores e a atitude do cliente.
Se o cliente incentiva os colaboradores a não realizar impressões desnecessárias e estimula a separação adequada de resíduos para reciclagem, por exemplo, isso significa que a pauta ambiental já está presente no cotidiano institucional.
Nesse contexto, é coerente optar pelas temáticas ambientais e de sustentabilidade para desenvolver campanhas, incluindo nelas a experiências na empresa.
Desse modo, o público alvo que também deseja contribuir com essa causa ficará ainda mais satisfeito em apoiar o seu cliente, por existir esse interesse em comum.
Cuidado com o greenwashing!
Conforme mencionamos anteriormente, ao implementar os ideais do ESG é preciso fazer isso com sabedoria e cautela, pois quando realizado de maneira negligente pode acabar soando mal.
Quando o ESG no marketing é aplicado com assertividade, ele pode gerar bons resultados para a marca. Porém, a situação contrária também ocorre.
Como muitas dessas causas estão em alta, algumas organizações acabam empregando-as erroneamente. Infelizmente, isso tem se tornado muito comum, em especial com as pautas ambientais.
Esse tipo de conduta tem até nome, greenwashing, sendo o ato de se apropriar das causas ambientais para conquistar o público, quando na realidade a marca não atua efetivamente em prol dessa causa.
Por isso, é fundamental que a agência e os clientes dialoguem sobre o ESG para desenvolverem campanhas expressivas, que condizem com a cultura do cliente.
Não deixe de ler este post sobre importantes eventos de marketing, assim você já pode se organizar para participar das próximas edições!