O valor do inside sales está diretamente relacionado à diminuição dos custos em um processo de negociação e vendas.
Com a disponibilidade de tecnologias que possibilitam a troca de informações, documentos fotos e demonstrações virtuais, é possível fazer apresentações, reuniões e até mesmo assinar contratos de forma remota.
Essa prática colabora efetivamente para:
- agilidade e praticidade dos contatos,
- evitar deslocamentos,
- trocar dados e informações de forma rápida e precisa,
- diminuição dos custos.
O uso da tecnologia é observado em todos os campos da vida humana, e os processos de vendas também se ajustaram aos novos tempos.
Neste post apresentamos como provar o valor do inside sales para os clientes e porque tudo fica mais fácil e barato quando esse método é utilizado. Continue lendo e saiba mais a respeito!
O que é inside sales?
Inside sales, quando traduzido, significa vendas internas.
São métodos criados para que as equipes de vendas possam realizar os processos de prospecção, negociação e fechamento de contratos sem a necessidade de deslocamento, ou seja, tudo acontece através de ferramentas tecnológicas que apoiam a comunicação.
Os vendedores realizam todas as operações a partir de suas empresas, dispensando visitas e reuniões presenciais, diminuindo custos, ganhando em agilidade e melhorando a qualidade do atendimento.
Inside sales é telemarketing?
O inside sales não é telemarketing, uma vez que a segunda opção consiste em desenvolver contatos via telefone, através de roteiros padronizados a uma lista de contatos previamente estabelecidos por uma empresa.
Já o modelo de vendas internas diz respeito a um atendimento personalizado que envolve todo o processo de negócios corporativos, em que são necessários uma série de ações para se atingir o objetivo.
Portanto, envolve detalhes e apresentações técnicas em um ciclo de vendas que exige tempo de maturação, enquanto o telemarketing trabalha o emocional e vendas imediatas, com produtos que não demandam muitas especificações e pormenores.
Como provar o valor do inside sales?
Uma das dificuldades da agência de marketing é provar a seus clientes que o inside sales é uma excelente alternativa que pode conviver com os meios tradicionais das vendas corporativas.
O medo de perder clientes e oportunidades surge a partir de um relacionamento não conhecido pelos empreendedores, por isso é necessário apresentar os motivos e a viabilidade dessa metodologia, demonstrando:
Redução de custos
O inside sales reduz custos, já que possibilita que equipes de profissionais que estão distantes fisicamente se aproximem quando utilizam recursos como videoconferência para uma reunião.
Com isso, eliminam-se as despesas com viagens e estadias e ganha-se tempo e produtividade a partir de reuniões virtuais, onde as possibilidades de sucesso são ainda maiores, como veremos a seguir.
Aumento no lucro
A consequente redução de custos estabelece um aumento na lucratividade, não só pela diminuição das despesas operacionais para o fechamento do negócio, mas também em função das possibilidades que se abrem com as facilidades de comunicação virtual.
A partir do momento em que o cliente sente confiança e estabelece um canal de interação digital com a empresa, novas oportunidades surgem, o que aumenta as oportunidades de negociações e vendas.
Venda de produtos mais complexos
As vendas de produtos mais complexos possuem mais chances de se efetivarem quando é possível apresentar explicações em tempo real, sanar dúvidas e colocar profissionais especializados nas conversas para tratar de esclarecimentos.
Isso só é possível através de uma comunicação virtual, onde qualquer membro da equipe da empresa pode se deslocar até ao local da reunião e expor ao cliente interessado, por videochamada, as informações necessárias.
Agora que você já sabe das possibilidades existentes no inside sales, siga a Luup! no Instagram e conheça outras dicas exclusivas para agências!