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Há alguns anos, era muito comum receber dezenas de conteúdos indesejados e que você nem sequer sabia a origem. Hoje, com o marketing de permissão e a LGPD, isso está melhorando.

Provavelmente, se você usa a internet há mais de 10 anos, já deve ter recebido um ou mais emails indesejados e que nunca se inscreveu, certo? 

Assim como já deve ter recebido SMS, ofertas e demais conteúdos sem solicitar.

Além de ser ilegal, o fato de empresas comprarem listas de emails é algo que incomoda e faz com que o usuário queira distância da empresa em questão.

Já no sentido de ser interrompido nas redes sociais ou em sites, apesar de não ser ilegal, também não é muito bem-vindo pelas pessoas, que usam alternativas para fugir de publicidades excessivas, como os bloqueadores de anúncios.

Tudo isso que estamos falando tem a tendência de diminuir ou até sumir com o tempo, afinal, mais de 419 milhões de pessoas ao redor do mundo usam bloqueadores de anúncio, o que mostra que esse tipo de interrupção não é o melhor caminho para vender.

É aí que entra o marketing de permissão, uma forma de divulgar a empresa e seus conteúdos apenas com o consentimento do usuário. Entenda mais sobre ele e seus benefícios!

O que é marketing de permissão?

Como o nome indica, esse tipo de marketing acredita que manter uma relação com usuário sem permissão dele não é a melhor forma para obter leads e vendas.

Em um primeiro momento, a organização chama a atenção do cliente em potencial de forma orgânica, seja com um post de blog ou a oferta de um material rico, e depois trabalha, com a sua permissão, para prosseguir com o relacionamento.

Esse tipo de marketing acredita que só devemos enviar informativos, e-mails e incentivos de compra com permissão, seja assinando uma newsletter, preenchendo formulário de landing page ou pedindo para receber SMS ou mensagens com novidades, promoções e demais conteúdos.

Por isso, para que se consiga resultados é preciso estimular o usuário de diversas formas, oferecendo conteúdos assertivos e adequados às suas dores, bem como vantagens, descontos ou informações exclusivas do setor.

O marketing de permissão também utiliza gatilhos mentais, CTAs e outros artifícios para poder atuar com a permissão do cliente em potencial.

Quais são os benefícios do marketing de permissão?

É uma forma transparente de lidar com os usuários e conseguir ganhar uma maior confiança deles, o que é algo muito importante, já que 57% dos brasileiros acreditam que confiar nas empresas para comprar é fator decisivo, independentemente de preço.

O marketing de permissão é também uma maneira inteligente de conseguir contatos de pessoas realmente interessadas na sua empresa e suas soluções.

Partindo desse pressuposto, dificilmente uma pessoa iria se cadastrar em uma newsletter se o conteúdo e soluções da empresa não fizessem sentido para ela, não é mesmo?

Por isso, quando se fala em marketing de permissão, a taxa de conversão é maior, assim como a captação de leads qualificados, o que permite continuar o relacionamento com o usuário com muito mais assertividade.

Além disso, ele também respeita a privacidade do usuário e permite que em qualquer momento aquela permissão seja revogada, caso a pessoa mude de ideia.

Como focar sua estratégia nesse pilar?

Para dar seus primeiros passos nessa estratégia, você pode começar a oferecer mais conteúdos em seus canais, como textos de blog, e-books, infográficos, vídeos e postagens nas redes sociais.

Dessa forma, irá atrair pessoas que querem entender sobre determinado assunto e que possuem altas chances de gostar das suas produções.

Depois, pode oferecer outros conteúdos, desde que a pessoa concorde em preencher um determinado formulário, como no caso das landing pages ou instigar a vontade em assinar a newsletter.

Inclusive, dentro deste formulário, pode ir mais longe e deixar opções de escolha da frequência de contatos e que tipos de conteúdo a pessoa deseja.

Assim, além de obter leads que terão uma maior chance de comprar, nutrirá uma relação melhor com as pessoas. E aí, o que acha? Vamos juntos humanizar o marketing e torná-lo mais assertivo?