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Por que usar CRM nos processos de relacionamento com os clientes e leads?

Para responder a essa pergunta é preciso conhecer os objetivos dessa ferramenta que é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, que traduzida significa Gestão de Relacionamento com Clientes.

A adoção dessa solução é uma facilitadora para se obter em um único banco de dados todas as informações a respeito das empresas que fazem contato e estabelecem relacionamentos com o seu negócio.

Portanto, além dos dados cadastrais, devem-se identificar nessa plataforma:

  • nomes e cargos dos profissionais contactados,
  • assuntos tratados,
  • histórico dos contatos,
  • definições tomadas e compromissos assumidos,
  • próximos passos e agenda estabelecida.

A partir dessas informações, é fácil de entender as necessidades e desejos dos clientes e desenvolver relacionamentos que possam trazer bons resultados para o seu negócio.

Ficou interessado no assunto? Continue lendo nosso post e saiba por que usar CRM em sua empresa.

Por que usar CRM?

O CRM é a melhor ferramenta para a gestão de negócios, possibilitando aos colaboradores um absoluto controle de todas as atividades e contatos realizados.

Segundo Neil Patel, uma das maiores autoridades do mundo na área de marketing digital, apoiado por informações da SalesForce, softwarehouse norte-americana, a utilização do CRM aumenta as vendas em até 29% e a produtividade da equipe comercial em até 34%.

Esses dados são suficientes para a adoção da ferramenta, mas vamos mostrar outras cinco vantagens na sua utilização:

Controle de vendas

Por que usar CRM? A primeira resposta para essa pergunta está no controle das vendas realizadas, onde pode-se acompanhar detalhadamente a jornada de compra de cada cliente.

Por meio dessa ferramenta é possível reconhecer os gostos, formatos e hábitos que ajudam a equipe comercial a compreender de que maneira cada cliente trabalha.

Com essas informações, as estratégias desenvolvidas são mais assertivas e melhoram os resultados e criam uma aproximação com o mercado.

Melhoria no relacionamento com clientes

A melhoria no relacionamento com clientes acontece a partir do momento que o vendedor conhece cada um deles.

Antecipar informações e apresentar oportunidades que agradem o cliente é uma forma inteligente de se relacionar, oportunizando a fidelização e bons negócios para a sua empresa.

Ajuda na produtividade

O CRM possui mecanismos que não deixam o usuário esquecer determinado compromisso, ajudando-o na produtividade das suas tarefas.

De forma organizada e sistemática, o vendedor sabe exatamente o que precisa fazer e em qual momento, possuindo em mãos todo o histórico dos contatos já realizados, portanto, tudo fica mais fácil no dia-a-dia da operação.

Gerencia o tempo

O gerenciamento do tempo é outro excelente motivo que apresenta a resposta para a pergunta por que usar CRM.

A partir da agenda e dos compromissos pré-programados, o vendedor sabe exatamente a quantidade de tarefas que possui e que precisa cumprir durante o expediente, além do tempo disponível para realizar cada uma delas.

Amplia o negócio

O CRM é uma excelente ferramenta para ampliar os negócios, pois, a partir da organização das ações e das tarefas, obtém-se mais tempo para a busca de novas oportunidades.

Através dos históricos e da análise dos registros, localizam-se rapidamente as estratégias ineficazes e aquelas que trazem bons resultados, o que possibilita mudanças nas ações e maior assertividade nas abordagens.

Além disso, essas informações também contribuem para o desenvolvimento de um roteiro para o sucesso nos fechamentos de negócios, a partir de informações e estatísticas que podem ser levantadas na própria ferramenta.

Você agora já sabe por que usar CRM? Essa importante ferramenta pode modificar completamente o comportamento da sua equipe de vendas, organizando a operação e possibilitando melhores resultados em curto espaço de tempo.

Agora que você já conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que mostra como se comunicar com a geração Z!