O sonho de muitas pessoas é ser dono do seu próprio negócio e, graças às diminuições das burocracias e incentivos governamentais, a quantidade de empreendedores no Brasil aumentou. Será que considerar o microempreendedor como potencial cliente não é uma nova oportunidade para sua agência?
Mesmo nesse momento de pandemia de Covid-19, houve um recorde de aberturas de Microempreendedores Individuais (MEI) no ano de 2020, segundo uma publicação do Sebrae.
Com todo esse crescimento, as oportunidades para as agências de marketing também aumentam, já que mais marcas precisam começar a divulgar o seu negócio.
Então, como chegar nesse potencial cliente e lhe mostrar a importância de investir em marketing? É sobre isso que falaremos neste post!
A publicidade é a alma do negócio
É através da publicidade e do marketing que conseguimos atingir e alcançar o público de uma marca!
Então, o caminho é mostrar para o empreendedor que para chegar nos resultados esperados é indispensável traçar uma estratégia certeira.
Muitos dos donos das micro e pequenas empresas são apaixonados pelo seu negócio, contudo não possuem a expertise apropriada para elaborar um bom trabalho de divulgação por conta própria.
É nesse momento que entra o trabalho da agência, fazendo com que o conteúdo certo chegue ao público-alvo.
Após entender isso, esse potencial cliente estará aberto para aceitar as estratégias da agência e investir assertivamente.
O cenário de abertura de uma empresa é, em regra geral, de instabilidade financeira.
Por isso, uma boa estratégia de porta de entrada nesse tipo de negócio é ter planos mais enxutos para esse tipo de cliente.
Que tal em vez de vender um plano completo de geração de conteúdo, não começar por Ads, por exemplo?
Gerando bons resultados
É fundamental conhecer a marca a fundo, quais os interesses do potencial cliente, realizar uma análise de mercado eficaz para delimitar quem será o público-alvo.
Dessa forma, ficará mais fácil planejar uma campanha de qualidade e entender qual será a melhor maneira de executá-la.
Sem toda essa análise, o direcionamento e o foco do marketing da empresa podem acabar ficando muito genérico e não resultando nos objetivos esperados pelo potencial cliente.
Uma técnica utilizada para aprimoramento do alcance da marca é o benchmarking, que se trata de uma ferramenta que possibilita saber como sua concorrência trabalha.
Entender isso oportuniza a criação de estratégias para sair à frente no seu segmento e proporcionar ao cliente um serviço que atenderá a demanda do público-alvo.
Esses são só alguns exemplos do que uma agência pode oferecer ao potencial cliente, incluindo os microempreendedores, gerando resultados positivos no modo de se comunicar com o público de forma eficiente e, consequentemente, aumentar a relevância da marca.
O microempreendedorismo na era das redes sociais
Não é novidade o tamanho do impacto das redes sociais na vida de todo mundo, isso não seria diferente na hora de escolher o que consumir.
Pesquisas mostram que as redes sociais são fonte de busca na hora do cliente avaliar as marcas.
O potencial consumidor avalia os conteúdos que estas disponibilizam, assim como a avaliação realizada por consumidores.
Sendo assim, vale mostrar para o cliente a importância de um bom marketing nas redes sociais.
Geralmente, os microempreendedores já estão nas redes, pois elas facilitam o contato com o cliente e já fazem parte da vida de todos.
Entretanto, a falta de experiência aliada ao fato de não manter uma periodicidade na postagem dos conteúdos reduz drasticamente os resultados que podem ser atingidos nesses canais.
É neste potencial cliente que existe uma grande oportunidade de mercado para a sua agência, oferecendo um atendimento personalizado, com a identidade da marca, explorando ao máximo o que as redes sociais podem proporcionar e fazendo com que a empresa se torne mais conhecida, resultando em seu crescimento no mercado.
Compreendendo como as redes sociais podem ser grandes aliadas, veja como o post tipo carrossel tem ganhado força devido ao seu poder de engajamento!