O respeito à diversidade é uma pauta cada dia mais presente em noticiários, campanhas de publicidade e em posts nas redes sociais.
No entanto, você sabe, na prática, a importância disso e a responsabilidade que sua agência deve ter?
Com o avanço da humanidade, é comum que casos de racismo, machismo, LGBTfobia e gordofobia diminuam, já que a população possui mais acesso à informação e maior engajamento com essas causas.
Além disso, a mídia também tem papel importante para que esses casos de injustiça sejam combatidos e denunciados.
Um exemplo bem claro é como as mulheres eram retratadas há não muito tempo nos comerciais de cerveja em plena TV aberta.
Também era comum que propagandas e aparições na mídia de décadas atrás possuíssem majoritariamente pessoas padrão, sendo elas brancas, magras, de cabelo liso e de aparência considerada a “mais bonita” para chamar a atenção positivamente.
Mas a verdade é que a população é plural e diversa, com pessoas de diferentes etnias, pesos, tipos de cabelos, orientações sexuais e tons de pele.
A representatividade tanto nos meios offline como nas digitais é fundamental para termos uma sociedade com mais respeito à diversidade e menos preconceituosa.
A mídia estava acostumada há décadas a ter um padrão que apenas confirmava determinados preconceitos contra as pessoas diferentes do padrão.
Agora é hora de reverter esse grave erro, mostrando o público real, e sua agência tem uma grande responsabilidade nisso.
Qual a importância do respeito à diversidade no marketing digital?
A publicidade é uma forma muito forte de chamar a atenção das pessoas, assim como gerar emoções, fomentar pensamentos e engajar as mais variadas ações, desde comprar um produto, como doar sangue ou ajudar alguma ONG, por exemplo.
A diversidade presente nos canais de marketing digital é fundamental para naturalizar para a sociedade que as pessoas de verdade não são todas iguais, assim como retirar gradativamente estereótipos que foram criados e mantidos por muitos anos.
Além disso, o respeito à diversidade é uma forma de representação.
Com ela, diversos tipos de pessoas se sentem incluídas, vistas e valorizadas. Então, se a única motivação do seu cliente é o faturamento, esse também é um argumento válido.
As pessoas se sentem representadas e vistas em campanhas que foquem na diversidade, o que gera maior engajamento para a marca.
Como um conteúdo não inclusivo impacta negativamente o seu negócio?
Principalmente quando o assunto é marketing digital, a inovação é uma das principais necessidades das empresas para se manterem em evidência.
Seguir com pensamentos retrógrados e a exclusão de determinados grupos sociais não faz mais sentido.
Além disso, não é só o mercado que tende a deixar empresas não inclusivas para trás.
O público que está cada dia mais informado, crítico e exigente. Inclusive, o seu comportamento de compra mudou muito e tende a fazer negócio com empresas com os mesmos valores que os seus.
Sendo assim, o respeito à diversidade no marketing e em ações publicitárias, além de ser um serviço para a sociedade no geral, também é uma forma de inovar e se manter forte.
Quais os benefícios de investir em um material diversificado e respeitoso?
Apesar de que toda empresa tem o seu público-alvo, dentro desse grupo de pessoas existe diversidade de alguma forma.
Representar isso é uma forma de fazer as pessoas se conectarem com a sua marca sem distinção, além de mostrar que a empresa respeita a todos.
Quando uma organização se posiciona a favor da diversidade e o combate a diferentes tipos de preconceito, ela abre um leque de oportunidades perante ao mercado e também aos clientes em potencial.
Outro fator importante é que uma publicidade diversificada, além de mostrar o posicionamento da organização, mostra a sua inovação, o respeito ao diferente e consequentemente os seus valores.
A tendência é que empresas que mostram o respeito à diversidade diariamente sejam as mais bem sucedidas nos próximos anos.
Mas nada de fazer isso da boca pra fora, hein? Uma empresa diversa precisa ter pessoas diversas, inclusive em posições de liderança.
Agora que você sabe sobre isso, que tal aprender a fazer reuniões inclusivas também? Continue em nosso blog!
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