O título de e-mail marketing é fator decisivo para o leitor abrir ou não a mensagem. Logo, ele precisa ser inteligente e instigante para o usuário.
O e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de conversão. Segundo dados da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, em média são enviados 8,32 bilhões de e-mails por dia somente no Brasil.
Esses dados foram apurados no dia 18 de outubro de 2021 e outra pesquisa da mesma empresa aponta que 41% das empresas B2B usam esse canal para anunciar e vender produtos.
No entanto, um dos grandes desafios para quem elabora conteúdo é criar um título que consiga chamar a atenção do leitor para abrir a mensagem.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.
5 dicas para criar título de e-mail marketing que converte
Há algum tempo um estudo da Convince&Convert, uma consultoria em marketing digital, mostrou que 82% dos profissionais criam o título de e-mail marketing com linha de assunto contendo 60 caracteres ou menos.
Isso acontece porque boa parte das mensagens são lidas nos dispositivos móveis e títulos muito longos podem ser desestimulantes para o leitor devido o tamanho da tela.
Nesse sentido, o mesmo estudo informa que a maioria das linhas de assunto apresentam em média 43,85 caracteres.
Por outro lado, a mesma fonte informa que 35% dos usuários somente abrem suas mensagens se considerarem o assunto interessante e essa decisão gira em torno de 3 segundos.
Confira algumas dicas de como criar título de e-mail atrativo e no tamanho certo.
Especifique o seu público-alvo
Para produzir conteúdo e criar título de e-mail marketing inteligente e atraente, você precisa saber quem está lendo a mensagem do outro lado.
Logo, o primeiro passo é especificar o público-alvo do seu cliente, a partir desse reconhecimento suas mensagens serão mais segmentadas e personalizadas.
A segmentação do público ajuda a gerar conteúdos exclusivos, fazendo o lead se sentir parte integrante de um grupo especial e seleto de clientes, o que aumenta a chance dele abrir a mensagem.
Invista em perguntas criativas
Perguntas instigantes e criativas são excelentes alternativas para título de e-mail.
Uma pergunta bem elaborada pode estimular o interesse ou aguçar a curiosidade do leitor, por isso o título pode ser feito de várias formas, com objetivos diferentes.
Exemplos:
- Qual seria a viagem dos seus sonhos? – Curiosidade em descobrir,
- Quer fazer a viagem dos seus sonhos? – Interesse em saber.
Evite termos extremamente comerciais
Evite termos que deem a conotação de uma mensagem apenas com o intuito comercial e às vezes até apelativa, dando uma sensação de desconforto para o seu cliente.
Títulos de e-mail que enfatizam promoção, desconto, oferta, crédito e oportunidades de negócios podem não ser bem-vindos para o usuário, além de serem considerados spam, o que vai influenciar diretamente na entrega das mensagens.
Apresente estatísticas interessantes
Criar título de e-mail marketing trazendo estatísticas, números, percentuais e outros dados interessantes pode ser uma boa estratégia para despertar a atenção do usuário para a sua mensagem.
Os dados precisam ser verdadeiros, atuais e de interesse do seu público.
Considere o uso de emojis
O uso de emojis ainda é controverso entre os produtores de conteúdo e até mesmo para as empresas.
Alguns profissionais pensam que eles podem dar um caráter não muito sério às mensagens.
Para quem tem dúvidas a respeito, é importante frisar que o CRM Lab, ferramenta de automação de vendas, informa que títulos de e-mail com emojis têm uma taxa de abertura 56% maior que as mensagens que não contêm as figuras.
Sem contar que 44% dos consumidores preferem comprar produtos anunciados com emojis, em e-mails e posts.
Portanto, dependendo do seu público, considere utilizá-los em seus títulos e conteúdos.
Agora que você conferiu nossas dicas para elaborar títulos atrativos e inteligentes, que tal continuar a leitura e descobrir também como ter mais resultados com o e-mail marketing?