A automatização de marketing é um recurso indispensável para que as agências consigam agilizar e qualificar toda a produtividade.
Empresas de todos os tamanhos e segmentos investem nesse método por razões simples e essenciais para todo o processo interno.
Entre elas estão:
- maior e melhor integração entre as pessoas envolvidas nas operações,
- possibilidades de trocas de informações contínuas,
- redução de falhas em todo o processo de comunicação,
- diminuição de erros humanos.
Nesse sentido, automatizar implica em conseguir atender a demanda sem necessariamente precisar aumentar a estrutura e o número de colaboradores, garantindo a eficiência, produtividade e qualidade do serviço prestado.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post!
Quais são os benefícios da automatização de marketing?
De forma geral, pode-se dizer que usar a automatização de marketing facilitará toda a rotina de trabalho da agência, ou seja, irá melhorar todo o gerenciamento das tarefas.
Entre os benefícios podemos citar:
Integrar os canais de comunicação
A automatização de marketing permite que haja uma integração entre os canais de comunicação do cliente.
A partir de certas ferramentas você consegue unificar todos os canais para otimizar as campanhas lançadas e suas análises.
É possível analisar e conectar o site, o e-commerce, o e-mail e até as redes sociais.
Existem ferramentas, por exemplo, que conseguem inserir os contatos de uma landing page automaticamente para a lista de e-mail marketing, facilitando todo o processo e reduzindo o número de tarefas dos colaboradores.
Aumentar os resultados
Como consequência direta de todos os benefícios da automatização do marketing, sua agência conseguirá aumentar os seus resultados.
Os colaboradores terão muito mais tempo para executar atividades que não conseguem ser substituídas por uma ferramenta e apresentarão mais resultados.
Assim, as tarefas que realmente necessitam de mais atenção serão o foco da agência.
Otimizar os processos
Outro grande benefício da automatização está na otimização dos processos.
Tarefas que são trabalhosas e aptas a erros humanos são feitas muito mais rapidamente e de forma automática, reduzindo consideravelmente as falhas.
Dessa forma, os processos internos e externos são aperfeiçoados.
Fidelizar os clientes
A fidelização de clientes é o desejo de toda agência e a automatização de marketing pode auxiliar.
Isso se dá por duas razões: sua agência irá oferecer serviços com mais qualidade e poderá manter contato frequente com clientes antigos e atuais.
A partir da automação de e-mail marketing, por exemplo, você pode mandar campanhas para oferecer novos serviços para clientes antigos ou fazer pesquisas de satisfação.
Isso fará com que o cliente volte a se aproximar da sua marca.
O mesmo pode ser feito para clientes atuais, enviando conteúdos que sejam relevantes para eles, como dicas de marketing ou novidades na área.
Aumentar a quantidade de serviços prestados
Ao escolher as ferramentas de automatização de marketing você irá notar que existem muitas, cada uma com uma função diferente da outra.
Por isso, elas permitem que sua agência expanda sua atuação e comece a oferecer mais serviços para os seus clientes.
Ao aumentar a quantidade de serviços prestados, é possível investir em cross sell, aumentando o seu lucro sem precisar investir em captação de novos clientes.
A automatização de marketing, em geral, tem muitos benefícios para a sua agência e deve ser vista com um investimento, uma vez que trará resultados para a sua empresa.
Se você quer saber quais são as principais métricas de marketing, continue lendo e confira nosso post sobre isso!
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