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Entre os muitos desafios que as agências de marketing enfrentam, fazer e-mail marketing para diferentes públicos é um dos maiores.

Muitas vezes esquecemos que cada cliente conta com um público diferente, que a linguagem não deve ser a mesma e ficamos em dúvida sobre o tipo de conteúdo que o e-mail deve trazer.

Para auxiliar você nesse momento, criamos este post com dicas simples que podem fazer toda a diferença.

Continue lendo e confira como fazer e-mail marketing para diferentes públicos!

Como fazer e-mail marketing personalizado?

Confira nossas dicas para fazer e-mail marketing personalizado para os seus clientes!

Conheça o público

Assim como para a criação de qualquer campanha de marketing, conhecer o público é fundamental para fazer e-mail marketing personalizados.

Por isso, converse com o seu cliente, conheça quem é o público  atendido e compreenda que tipo de conteúdo que ele quer receber e com qual linguagem mais se identifica.

Nossa dica é sempre anotar essas informações, assim, se precisar consultá-las novamente, será mais fácil para encontrar.

Além disso, é interessante incentivar que a empresa desenvolva suas personas. Isso pode fazer toda a diferença na hora de customizar todas as campanhas criadas.

Adeque a linguagem

A partir do público que o e-mail marketing deseja alcançar, você deve adequar a linguagem.

Você falaria da mesma maneira com um adolescente e com uma senhora da terceira idade? Não, certo?

Por isso, saiba como se comunicar efetivamente com o seu público e adapte o linguajar para fazer o e-mail marketing personalizado.

Você pode ser mais informal, utilizar termos menos técnicos ou optar por ser completamente formal e técnico. Dependerá do público. 

É importante ressaltar que o que mudará será o vocabulário. Palavrões, expressões chulas e erros ortográficos jamais deverão aparecer em um conteúdo!

Invista em comunicação visual

Sabe aquele ditado popular que afirma que uma imagem vale mais que mil palavras? Ele tem um certo fundo de verdade.

A comunicação visual é fundamental em toda estratégia de marketing, e em campanhas de e-mail não seria diferente.

De acordo com Thermopylae Sciences + Technology, empresa que atua na área de TI, o nosso cérebro processa imagens 60 mil vezes mais rápido que textos e 90% de todo processamento cerebral ocorre através de elementos visuais.

Por isso, coloque o logo da empresa, invista em cores similares e utilize banners com imagens.

Sempre opte por imagens de boa qualidade e que estejam relacionadas com o tema.

Crie e-mails para diferentes etapas do funil

Independente do segmento que o seu cliente atue, é imprescindível que seja criado conteúdo para diferentes etapas do funil.

Por isso, não foque apenas na venda ou na etapa de conhecimento. Crie tópicos para diferentes etapas.

Você pode aconselhar que o cliente segmente os seus leads para que a qualificação seja feita de maneira mais assertiva.

Após a segmentação, basta disparar os conteúdos criados. Você verá que os resultados serão maiores e o material será mais relevante para o leitor.

Centralize e organize suas informações

Além de todas as dicas acima, é fundamental que haja a centralização e organização de todas as informações dos clientes atendidos.

Nada mais chato do que enviar um e-mail errado ou até mesmo perder dados que são valiosos para sua agência, não é?

Por isso, utilize ferramentas para concentrar e estruturar todos os processos. Isso, além de fazer o trabalho muito mais fácil, diminuirá os riscos de falhas.

Agora que você já sabe como fazer e-mail marketing para diferentes públicos, que tal continuar lendo e saber como criar uma estratégia de marketing para o seu cliente?