As pessoas criativas normalmente são bastantes resistentes e possuem alguma dificuldade em aceitar opiniões e críticas. Gerenciar conflitos faz parte das atribuições dos gestores de uma agência, que precisam saber lidar com essa situação.
É importante saber que essas questões internas ocorrem, normalmente, em função da incompatibilidade de entendimento a respeito de alguma ação ou pela forma que alguma tarefa foi realizada.
O objetivo dos envolvidos nos mais diversos processos de uma agência de marketing é o de acertar e fazer o melhor, segundo o entendimento de cada profissional, visando atender bem o cliente e suas necessidades.
Afinal de contas, as pessoas são diferentes e possuem opiniões próprias a respeito dos mais diversos assuntos, o que é natural e permite a entrega de trabalhos diferenciados e de alta qualidade.
No entanto, com essas opiniões contrárias, muitas vezes surgem desentendimentos, quando o empreendedor precisa saber como gerenciar conflitos, evitando inimizades e antipatias que podem prejudicar a operação e os negócios.
Como gerenciar conflitos dentro da agência?
Para gerenciar conflitos dentro da agência, a gestão precisa tomar algumas medidas e ações que acalmem os ânimos e transformem discussões em debates de qualidade, que resultem em bons resultados para o empreendimento. Vamos a elas:
Tenha uma comunicação aberta e direta
A comunicação é o melhor caminho para gerenciar conflitos, pois possibilita que as pessoas possam compreender os objetivos a serem atingidos e expressar os seus pensamentos a respeito dos diversos assuntos.
Possibilitar a abertura para a comunicação evita que desentendimentos ocorram, uma vez que antes do problema tomar porte, ele pode ser resolvido, geralmente, através de pequenos ajustes e esclarecimentos que não foram entendidos pela equipe.
Entenda a fundo a questão
Quando o atrito envolve duas ou mais pessoas do grupo de colaboradores, é muito importante que os interessados sejam ouvidos, para que a questão seja avaliada.
Portanto, é importante uma conversa individual com os envolvidos, para após uma análise a respeito do problema, reuni-los e buscar uma solução que ofereça resolução para a situação e mudanças de procedimentos para que a questão não se repita.
Seja paciente e escute a equipe
O líder de uma agência precisa agir sempre com paciência e escutar o seu time.
Muitas vezes, detalhes que aparentam ser sem importância, podem causar danos aos negócios, prejudicando a operação, tais como:
- perda de profissionais competentes,
- erros no desenvolvimento das tarefas,
- entrega de produtos em desacordo com o solicitado.
Ouvir e avaliar os comentários podem evitar uma série de transtornos, portanto, mantenha as portas de sua sala aberta para receber os profissionais e avaliar as opiniões.
Incentive a comunicação interna
Como já mencionado, a comunicação é fundamental para a resolução dos problemas, mas, muito além de apresentar os objetivos da agência, é importante incentivar que os colaboradores busquem soluções através do diálogo e entendimento.
Facilite e oportunize um espaço para que eles possam se reunir e buscar soluções internas para gerenciar as divergências.
Aprenda com os conflitos
Os conflitos podem deixar grandes lições, uma vez que problemas são evitados e situações devem ser corrigidas, contribuindo de forma efetiva para a gestão do empreendimento.
Os debates e opiniões divergentes a respeito dos mais diversos assuntos de uma agência precisam ser avaliados e respeitados, pois o aprendizado com relação a essas situações auxilia no crescimento e profissionalismo da empresa.
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