Saber como dar feedback é fundamental para qualquer gestor manter uma equipe motivada e funcionando de forma alinhada.
É nesse momento que as cartas são colocadas na mesa, portanto, é importante saber como conduzir a situação para extrair o melhor dela.
O feedback não deve ser dado apenas nos momentos negativos ou como forma de correção.
Na verdade, o ideal é contar com reuniões periódicas tanto em grupo, quanto individuais, para passar como está sendo o desempenho daquele profissional.
Para ajudar com essa missão, preparamos um post com algumas dicas de como dar feedback para os colaboradores da agência. Confira!
Como dar feedback de maneira construtiva?
O feedback costuma ser temido pela maioria dos profissionais, pois, normalmente ele é realizado de forma negativa.
Saber como dar feedback de maneira construtiva garante que o colaborador consiga entender onde está falhando e trabalhe para melhorar.
Abaixo separamos algumas dicas para facilitar esse momento:
Seja gentil
Esse é um momento que exige empatia e gentileza.
É preciso que você se coloque no lugar daquele colaborador e compreenda como suas palavras podem ser interpretadas.
Leve em consideração o nervosismo do momento e o quanto aquilo pode impactar.
Portanto, seja gentil e fale as coisas de maneira delicada e clara.
Seja específico
Tente sempre ter anotações no dia a dia para utilizar no momento do feedback.
Isso ajuda a ser mais específico.
Fica muito mais fácil falar de algum ponto quando você utiliza exemplos.
Dessa forma, o colaborador consegue compreender onde errou e o que precisa mudar para corrigir.
Dê sugestões
De nada adianta jogar a bomba e simplesmente esperar que ela exploda.
Ao pontuar uma falha, o ideal é que você tenha também uma sugestão de como resolver.
Muitas vezes, o colaborador nem reparou que errou ou não percebeu o quão grave aquele erro poderia ser.
Por isso, dar sugestões durante o feedback ajuda a obter melhorias.
Abra espaço para ouvir
Abrir um espaço para que o colaborador possa dar um feedback sobre o ambiente de trabalho, sobre os gestores e a agência de forma geral é essencial.
Além de mostrar que você se importa com o que ele pensa e como se sente, pode mostrar pontos que passam despercebidos na correria diária.
Muitas vezes, a falta de desempenho do colaborador pode estar atrelada a um desconforto no ambiente de trabalho.
Não esqueça do feedback positivo!
Saber como dar feedback inclui a parte positiva.
Afinal, ninguém gosta de ouvir apenas as falhas e defeitos.
Mostre o quanto aquele colaborador agrega à agência, que o trabalho dele é reconhecido e que é justamente por isso que você está dando o feedback, para que ele possa melhorar ainda mais.
O feedback é uma ferramenta valiosa para conseguir uma equipe que trabalhe de forma alinhada e motivada.
Todos gostam de ser reconhecidos e ver que o trabalho realmente está dando resultado.
Mostre números e exemplos. Aponte o quanto as falhas impactaram, mas que os acertos também fizeram a diferença.
A melhor chave para um ambiente de trabalho saudável e produtivo é uma equipe feliz e motivada.
Agora que você já sabe como dar feedback, aproveite também para aprender as melhores práticas para gerenciar conflitos internos da agência!
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