Ao se falar em digital, provavelmente você irá conhecer a otimização de conteúdo, uma prática ideal para manter textos em alta, tanto para o Google quanto para os usuários.
Otimização nada mais é do que atualizar textos feitos pela empresa, principalmente no blog.
Mas por que fazer isso se aquele conteúdo está bom? O ato de revisar seus trabalhos não significa que eles estão ruins ou que precisam de mudanças, é para se manterem relevantes para os algoritmos de mecanismos de busca.
Geralmente, ao escrever para blogs, usa-se as técnicas do SEO (Search Engine Optimization) que são boas práticas para obter tráfego orgânico dos usuários, que encontrarão seus posts pelo Google, ao pesquisar as palavras-chave relacionadas.
No entanto, as regras dos robôs mudam várias vezes e sem aviso prévio, sendo necessário manter-se adequado para atendê-las.
Além disso, ao atualizar um conteúdo, seja adicionando links, mais texto ou subtítulos, o Google entende que você está tornando aquele texto mais encorpado e relativamente mais completo para atender as necessidades dos usuários, mantendo-o numa boa posição.
Entenda mais sobre a otimização de conteúdo nesse post, e o porquê é importante investir nela, com os especialistas certos.
Por que otimizar conteúdos?
Não é nada raro que empresas que possuem ótimos conteúdos e conseguem as tão sonhadas primeiras posições do maior buscador do planeta, despenquem de um dia para o outro.
Mesmo que aqueles textos se provem ótimos, caso não atendam os novos algoritmos e exigências da plataforma, caem. E você não quer isso, certo? Então, é importante se manter atualizado e fazer ajustes nos conteúdos para se manter no topo.
Desse modo, ao rever textos você pode melhorá-los, apresentando cada vez mais um material rico e de qualidade para seus leads, visitantes e clientes.
Como fazer a otimização de conteúdos?
Agora que você sabe o que é a otimização de conteúdo e o porquê deve ser feita, acho que está se perguntando como fazê-la, não é mesmo?
Primeiro, é importante lembrar que a qualidade sempre irá vencer a quantidade. Apesar da ideia de que aumentar os textos de acordo com atualizações é bom, nada adianta adicionar conteúdos com erros e sem qualidade.
Por isso, diminua erros e revise os links existentes para ver se ainda são relevantes ou se deixaram de existir.
Depois disso, faça um estudo de palavras-chave e veja se aquele texto possui as ideias de acordo com o tema tratado e segue a quantidade correta de ocorrências.
Além disso, nessa fase é importante lembrar que tentar “enganar” os algoritmos, repetindo desenfreadamente termos, pode causar penalizações.
Outra ação importante é adequar o formato do texto. Frases curtas e objetivas, listas, subtítulos e tópicos tornam a legibilidade melhor, consequentemente, a experiência do usuário também.
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