A taxa de conversão é uma das mais importantes métricas do marketing digital.
É por ela que você consegue saber se sua empresa:
- aumenta o número de leads,
- gera novas oportunidades,
- fecha negócios.
Controlar e saber o que se passa com relação às conversões é fundamental para que ações sejam tomadas para corrigir problemas ou desenvolver novos modelos de marketing para atingir os objetivos.
A partir de informações confiáveis, é possível fazer escolhas estratégicas na busca de melhores resultados, conhecendo detalhadamente de onde vem o seu público e quais as campanhas que apresentam maior aceitação do mercado e retorno em vendas.
Leia nosso post e aprenda a calcular a taxa de conversão. Depois disso, o caminho é realizar estudos a respeito e partir para estratégias mais elaboradas!
A importância de acompanhar as métricas do seu negócio
Acompanhar as métricas possibilita que você saiba quais ações de marketing trazem retorno para o seu negócio e dos seus clientes.
Também é por meio delas que se consegue mensurar os tipos de campanhas que são valorizadas pelo público, permitindo que a equipe de marketing seja cada vez mais assertiva na produção de materiais.
O acompanhamento e o reconhecimento de “gargalos” no funil de vendas é perfeitamente perceptível quando se trabalha medindo resultados.
Portanto, observar as métricas é atuar sabendo o que está acontecendo, possibilitando mudanças que venham a aumentar os resultados de todas as etapas de uma campanha de marketing.
Por outro lado, não se importar com esses números é atirar no escuro e correr riscos de investir em canais ou projetos que colaboram pouco com o faturamento da sua agência e dos seus clientes.
Como calcular a taxa de conversão?
Para se calcular a taxa de conversão, basta que você tenha dois dados comparativos em mãos:
- o total de visitantes que passaram por sua publicação,
- quantos aceitaram o convite realizado na CTA.
Como exemplo, suponha que uma landing page recebeu 3.000 visitas e que destas, 30 solicitaram uma proposta orçamentária.
A fórmula para calcular a taxa de conversão é:
taxa de conversão = propostas solicitadas / número de visitantes
Usando-se os números:
taxa de conversão = 30 / 3.000
taxa de conversão = 0,01
Multiplique o resultado por 100 e você terá o percentual atingido por essa landing page.
Nesse caso: 1%
Já para saber a conversão desses leads em clientes, faça a mesma conta, mas considerando esses dois números.
O resultado deve ser avaliado, comparado e discutido pela equipe comercial e de marketing para que os próximos passos sejam definidos.
Como aumentar as conversões?
Utilizando-se o exemplo apresentado, dependendo do produto ou serviço que seu cliente esteja vendendo, esse número pode ser considerado uma tragédia ou um sucesso incrível.
Portanto, é necessário criar um histórico a respeito da taxa de conversão para concluir se esse é ou não o caminho certo, especialmente quando o processo está no início de operação.
No entanto, o espírito empreendedor busca como objetivo a melhora das taxas para que mais pessoas venham a fechar negócios, portanto, o resultado precisa alcançar cifras maiores.
O caminho para isso se encontra nas seguintes ações:
- localizar a melhor landing page para ser utilizada na campanha (testes A/B),
- apresentar vantagens no descritivo da CTA para melhorar a conversão,
- usar gatilhos mentais para criar: urgência, escassez, possibilidade de perda,
- adotar clareza e simplicidade na comunicação com seu público.
Definitivamente, trabalhar com métricas é o caminho para que se possa conhecer os resultados de qualquer operação ou campanha no marketing digital.
Agora que você já sabe como calcular a taxa de conversão, que tal conhecer também as principais métricas de marketing digital?
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